Na sexta-feira 1 de Julho 2011, os líbios reuniram-se em grande multidão na praça verde em Tripoli e nos arredores. Cerca de 1 700 000 pessoas manifestaram pela defesa da pátria, contra a agressão da NATO.

Opondo o seu pacifismo e a sua coragem aos beligerantes ocidentais, os líbios tinham por objectivo transformar esta manifestação numa festa. Num ambiente alegre, no meio de cantos e buzinadelas, gritaram em voz alta : « Por nossa alma, pelo nosso sangue, nós defenderemos a nossa pátria ! » ; « Tripoli será a sua campa ! », e sobretudo « A NATO, é barbárie, Kadhafi tu és a civilização! ».

A multidão começou a afluir de todos os lados da capital e de vilas e aldeias da região, em grupos apertados, em carros sobrelotados para economizar combustível, a partir do meio-dia, sob um calor intenso. A manifestação propriamente dita apenas começou no crepúsculo, quando o calor se tornou suportável.

A Líbia, exceptuando a Cirenaica ocupada pela NATO e seus mercenários, tem uma população de aproximadamente 5 milhões de pessoas, dentre os quais 1,5 milhões em Tripoli.

As autoridades distribuíram 2 milhões de armas metralhadoras a civis de forma a poder rechaçar a invasão estrangeira. A multidão estava por isso armada para manifestar o seu apoio às instituições democráticas participativas e ao líder revolucionário Mouamar Kadhafi que libertou o povo da tutela ocidental.

Os líbios prosseguiram com a festa toda a noite com fogos-de-artifício, que ofereceram á Aliança em sinal de paz ; um espectáculo desconcertante que os soldados ocidentais puderam admirar dos seus navios acostados prontos para o desembarque.

Tradução
David Lopes