« O Apelo da Pátria » é a principal emissão política da televisão nacional líbia desde o início da guerra. É emitida quase diariamente e tem por apresentador Youssef Shakir, um journalista de reputação que, pelo seu passado, lutou contra o coronel Kadhafi e que hoje defende a união nacional face á agressão estrangeira.

A emissão é realizada em directo a partir do subsolo do hotel Raixos que tem servido de abrigo para a imprensa internacional. Assim a NATO não se atreve a bombardear o estúdio.

Um grupo de investigação da Rede Voltaire está actualmente na Líbia. Thierry Meyssan, presidente da rede de imprensa não alinhada, era o convidado especial do programa do dia 27 de Junho 2011.

Acontece que, um minuto antes do programa ter início, a NATO lançou um míssil alvejando um posto de transmissão hertziano de forma a impedir a difusão da emissão. A explosão deu-se nas proximidades da praça Bab Al-Azizia onde manifestantes anti-NATO acampavam desde o início do conflito. Os engenheiros líbios acabaram por conseguir construir uma antena de substituição e o program apode ter o seu início com cerca de uma hora e meia de atraso. O programa foi várias vezes redifundido. Estará em breve disponível na internet.

A destruição intencional de instalações civis é um crime internacional. Segundo a Aliança, este bombardeamento custoso e high-tech não tinha por alvo um retransmissor massim um « posto de observação ».

Há quatro anos atrás, os EUA declararam que Thierry Meyssan era uma ameaça á sua segurança naciona e, em virtude do artigo 5 do Tratado, pediram aos seus aliados da NATO de o « neutralizar ». Desde então, foi alvo de tentativa de sequestro e várias tentativas de assassinato sem possibilidade de definir ou identificar quem seriam os mandatários.

Ignora-se se o míssil utilizado para impedir o intelectual revolucionário de se dirigir ao povo líbio foi atirado pelo exército francês ou por outra parte da Coligação.

Tradução
David Lopes