A Rede Voltaire é uma rede de imprensa não-alinhada, especializada na análise das relações internacionais, criada por iniciativa do intelectual francês Thierry Meyssan.

Oriundos de famílias políticas, de meios sociais e de culturas variadas, os membros da Rede Voltaire defendem
- os princípios da « Carta das Nações Unidas »,
- os dez princípios enunciados em 1955 pela « Conferência de Bandung »
- e os da « Declaração relativa aos princípios do Direito Internacional relativos às relações amigáveis e à cooperação entre os Estados em conformidade com a Carta das Nações Unidas ».

A Rede Voltaire não visa a promoção de uma ideologia, mas sim desenvolver o espírito crítico dos seus leitores. Ela privilegia a reflexão sobre as crenças, dos argumentos acima das convicções.

Edições

A Rede Voltaire edita em simultâneo um boletim semanal factual pago e este sítio Internet analítico gratuito.

• Sítio Internet

O sítio Internet da Rede Voltaire começou aquando da criação da Associação, em 1994, numa época em que quase ninguém utilizava esta ferramenta. Ele servia então para difundir os artigos dos seus muitos parceiros na América Latina e no mundo Árabe. Pouco a pouco, cada jornal e revista dotou-se do seu próprio sítio e retirou-se deste sítio comum. Então, reorganiza-mo-lo para a URL : https://www.voltairenet.org.

Publicamos apenas artigos analíticos. O nosso objectivo não é o de descrever (para isso usamos o nosso boletim PDF), mas o de compreender.

Os artigos levam a data do dia de sua publicação. No entanto, os textos publicados na rubrica « Tópico Diplomático » não provém da Rede Voltaire apenas figuram no nosso sítio a título documental. Eles são datados no dia de sua publicação inicial pelo autor.

Os artigos são arrumados por palavra-chave, de modo que formam progressivamente uma enciclopédia sobre cada assunto (ver o menu apresentando « Dossiers »).

• Boletim semanal de política internacional

Voltaire, actualidade internacional aparece 46 vezes ao ano, em formato PDF. Inclui no mínimo 10 páginas de breves contextualizadas.

As notícias deste Boletim são escolhidas para mostrar que, contrariamente ao que apresentam as grandes agências de notícias, o mundo não é composto de Bons (os Ocidentais) e de Maus (todos os outros), mas de uma infinidade de culturas e de Estados em que todos tem o direito de viver e de florescer. Ele lança luz sobre o nascimento de uma organização multipolar do mundo e sobre a recolocação do Ocidente no seu devido lugar.

Este Boletim é de subscrição paga (sem edição em português, apenas em espanhol) :
 subscrição anual : 150 euros
 subscrição mensal : 15 euros
Também é possível adquirir um numero individual por 5 euros.

Ele está a ser publicado desde o meio de 2022. Além do francês, ele agora é traduzido em cinco outras línguas : inglês, alemão, espanhol, italiano e holandês.

Todas as Sextas-Feiras, os assinantes recebem um “e-mail” contendo uma ligação (“link”) de descarga (“download”) do Boletim da semana.

Menções legais

O sítio Internet gratuito e a Boletim semanal de subscrição paga, Voltaire, actualidade internacional, são editados por uma sociedade por acções simplificada unipessoal (SASU) com o capital de 1. 000 euros, « Thierry Meyssan ». Ela está domiciliada no nº 23, rua Antigna, 45 000 Orleães, França. Está registada na Câmara do Comércio e das Sociedades no Registo do Tribunal de Orleães sob a matricula : 901 738 849.

O Director legal das publicações é o Presidente da SASU, o Sr. Thierry Meyssan.

As publicações da Associação estão sujeitas à Lei Francesa. O prazo de prescrição legal para os crimes de provocação, injúria e difamação é de três meses. No entanto, a Associação terá em conta qualquer reclamação posterior.

Para nos contactar, podem
 enviar uma carta ao Nº 23, rua de Antigna, 45 000 Orleães, França
 enviar um “mail” para thierry.meyssan@voltairenet.org
 enviar um SMS a ‭(+33) 7 81 90 06 71‬

A Associação Voltairenet.org

Quando foi criado, o “site” Internet era editado por uma Associação. Com o seu desenvolvimento internacional várias outras associações foram criadas em vários países. Elas foram todas reunidas na China no seio da Rede Voltaire Internacional, depois hoje em dia em França no seio da Voltairenet.org.

Esta Associação tem por fim formar os nossos redactores e os nossos leitores. Ela organiza conferências, reuniões, seminários e colóquios.

RSS

 عربي
 Čeština
 Deutsch
 Ελληνική
 English
 Español
 فارسى
 Suomi
 Français
 Italiano
 Nederlands
 Norsk
 Polski
 Português
 Română
 Русский
 Türkçe
 中文

Newsletter semanal

 عربي
 Čeština
 Deutsch
 Ελληνική
 English
 Español
 فارسى
 Suomi
 Français
 Italiano
 Nederlands
 Norsk
 Polski
 Português
 Română
 Русский
 Türkçe
 中文