Rede Voltaire

Sugerir a publicação de um artigo

+

Submeter um artigo

Para propor a publicação, envie o artigo em ficheiro Word para a nossa redacção, na língua original.
- redacção língua espanhola: Sandro
- redacção língua francesa: Serge
- redacção língua inglesa: Gaia
- redacção língua italiano: Marie-Ange

Primor

A Rede Voltaire esforça-se em publicar artigos originais e apoia a sua publicação noutros órgãos de comunicação, sejam eles de forma escrita ou electrónica. Pedimos portanto não de nos garantir a exclusividade mas sim o primor da publicação.

Prazo da publicação

A verificação de fontes e correcção do artigo podem demorar algum tempo. No entanto, para assegurar que cada texto publicado seja lido, a Rede Voltaire tem de planificar o carregamento destes no site de forma a dar prioridade a artigos ligados á actualidade imediata. A redacção indicará a provável data da publicação do artigo.

Divulgação

Se desejar, poderemos fornecer o ficheiro SPIP codificado no sentido de facilitar a sua publicação noutros sites que utilizem igualmente o utilitário SPIP.

Escolha de temas

A Rede Voltaire não cobre todos os temas de modo exaustivo. Não privilegiamos nenhum tipo de acontecimento em particular, mas sim uma qualidade de análise. Não procura descrever o mundo mas compreende-lo.

Tamanho do artigo

Nenhum formato é imposto. No entanto teremos mais dificuldade em traduzir artigos mais longos.

Objectividade

A Rede Voltaire publica investigações e análises e não comentários, quer de carácter humorístico, quer de opinião. Solicitamos a apresentação de factos da maneira mais objectiva possível. Se, por lealdade para com os leitores, exprimir a sua posição, tenha em atenção para não impô-la.

Notas rodapé

Dentro do possível, disponha em nota de rodapé os elementos que quer trazer á atenção. De preferência, indique a fonte primária e não a retoma de outro artigo. Não hesite em indicar as referências que permitam aos leitores aprofundar o tema abordado.

Redacção

A redacção poderá vir a modificar os títulos de forma a suscitar o interesse junto dos leitores. Redige uma pequena introdução cujo objectivo é não de resumir o artigo mas sim indicar a sua importância. Corrige a ortografia do texto bem como expressões técnicas que possam não ser compreensivas ao público em geral, e harmoniza o vocabulário com os artigos já publicados. Poderá incluir notas explicativas ou hiperligações para outros artigos do site no sentido de o inserir no seu contexto geral. Por fim, ilustra-o.

Correio dos leitores

Se desejar que os seus leitores possam enviar-lhe as suas reacções, indique-nos um endereço e-mail. Este não será visível no site, no entanto o correio será enviado mencionando "via voltairenet.org".

Responsabilidade jurídica

O autor é o primeiro responsável pelo seu artigo (tirando o caso do título, subtítulo, sobre-título, ilustrações e modificações posteriores efectuadas pela nossa redacção. Por defeito, o director de publicação é responsável perante a justiça, em qualquer estado em que a acção venha a incorrer.

Voluntariado

Todos os nossos autores são voluntários. Ao nos enviar um artigo permite-nos publicá-lo em várias línguas e a colocá-lo no domínio público.

- Sobre a Rede Voltaire
- Como participar da Rede Voltaire?
- Sugerir a publicação de um artigo
- Condições de reprodução de artigos publicados em Voltairenet.org

Este artigo encontra-se sob licença creative commons

Poderá reproduzir livremente os artigos da Rede Voltaire desde que cite a fonte, não modifique o conteúdo e não os utilize para fins comerciais (licença CC BY-NC-ND).

Apoiar a Rede Voltaire

Utilizando este site poderá encontrar análises de elevada qualidade que o ajudarão a formar a sua compreensão do mundo. Para continuar com este trabalho necessitamos da sua colaboração.
Ajude-nos através de uma contribuição.

Como participar na Rede Voltaire?

Os participantes na rede são todos voluntários.
Autores: diplomatas, economistas, geógrafos, historiadores, jornalistas, militares, filósofos, sociólogos ... poderá enviar-nos seus artigos.
Tradutores de nível profissional: pode participar na tradução de artigos.