Juana Bautista não está no Livro Guinness, mas veio ao mundo em 02 de fevereiro, de 1885 no dia de Nossa Senhora das Candeias (daí o nome Candelária). Nasceu na Fazenda Santa Rosa, no bairro de Ceiba Hueca, do atual município de Campechuela, província Granma, oriente de Cuba. Lá vive até hoje.

Se sua idéia é comprovar o dado, pode procurar no registro da localidade. No volume # 1, página 35 aparece a inscrição feita 25 dias depois pela declaração da mãe, Cecilia Rodríguez.

Em uma conversa informal com a ACN, Candulia, como a chamam seus vizinhos e parentes, declarou sentir-se bem e muito feliz. A velinha espera comemorar muitos mais aniversários em companhia de seus seis netos, quinze bisnetos e os filhos deles. Os cuidados de um especialista em geriatria e uma enfermeira ajudarão, sem dúvida.

Candulia nasceu no seio de uma família de treze irmãos; era a segunda. Sua mãe faleceu centenária, seu pai com 96 anos. Seus primeiros filhos morreram, mas o terceiro, Eleduvildo Cabrera, sobreviveu.

Em declarações anteriores, quando tinha 123 anos, ela atribuía sua longevidade ao ar fresco, à paisagem, sua dieta rica em raízes e à carne e “um coração sempre cheio de amor para com seus companheiros”.

Em fevereiro de 2008, Miryam Amash, era considerada, talvez, a pessoa mais longeva do planeta. Se ainda está viva, Amash, que nasceu em Israel em 1888, estaria agora com 122 anos de idade, três anos menos que a cubana Candulia.

Gertrude Baines (115 anos de idade), considerada pelo Livro Guinness, como a pessoa mais velha do mundo em 02 de janeiro de 2009, faleceu em meses depois, no dia 11 de setembro.

A francesa Jeanne Louise Calment, também considerada em seu dia a mulher que vivera mais tempo, morreu em 1997, quando tinha 122 anos e 164 dias de idade.

Fonte
Agence Cubaine de Nouvelles ">Agence Cubaine de Nouvelles

Agencia Cubana De Noticias