Exéquias de 15 policias no hospital militar Tshreen de Damasco, a 27 de Abri de 2011. Num mês, vàarias centenas de sìrios, civis e militares, foram assassinados por grupos de franco-atiradores financiados pelo cla saudita dos Saidiris e enquadrados pela CIA.

Desde há alguns dias, grupos misteriosos atiram sobre os manifestantes e, sobretudo, sobre os participantes nos funerais que se seguiram aos acontecimentos sangrentos. Quem compõe estes grupos? As autoridades sírias sustentam que se trata de provocadores, ligados essencialmente aos serviços secretos estrangeiros. No Ocidente, em contrapartida, mesmo à esquerda endossa-se sem qualquer dúvida a tese proclamada em primeiro lugar pela Casa Branca: aqueles que atiram são sempre e apenas agentes sírios vestidos à civil. Obama será a voz da verdade? A agência síria Sana relata a descoberta de "garrafas de plástico cheias de sangue" utilizado para produzir "vídeos amadores falsificados" de mortos e feridos junto aos manifestantes. Como ler esta informação, que retomo do artigo de L. Trombetta em La Stampa de 24 de Abril? Talvez as páginas que se seguem, tiradas de um ensaio que será publicado em breve, contribuam para lançar alguma luz em cima disso. Se alguém se mostrar espantado ou mesmo incrédulo com a leitura do conteúdo do meu texto, que não se esqueça de que as fontes que utilizo são quase exclusivamente "burguesas" (ocidentais e pró ocidentais). (Ver também adenda no fim do texto, NT).

"Amor e verdade"

Nestes últimos tempos, com as intervenções sobretudo da secretária de Estado Hillary Clinton, a administração Obama não perde uma ocasião de celebrar a Internet, o Facebook, o Twitter como instrumentos de difusão da verdade e de promoção, indirectamente, da paz. Quantias consideráveis foram atribuídas por Washington à potencialização destes instrumentos e para torná-los invulneráveis à censura e ataques dos "tiranos". Na realidade, para os novos media e para os mais tradicionais, a mesma regra se aplica: eles também podem ser instrumentos de manipulação e de incitamento do ódio e mesmo da guerra. O rádio foi sabiamente assim utilizado por Goebbels e pelo regime nazi.

Durante a Guerra Fria, mais do que um instrumento de propaganda, as transmissões de rádio constituíram uma arma para as duas partes empenhadas no conflito: a construção de " Psychological Warfare Workshop" eficaz é um dos primeiros deveres assinalados à CIA. O recurso à manipulação desempenha um papel essencial também no fim da Guerra Fria. Entretanto, ao lado da rádio, interveio a televisão. Em 17 de Novembro de 1989, a "revolução de veludo" triunfa em Praga, com uma palavra de ordem que se pretendia gandiana: "Amor e verdade". Na realidade desempenhou um papel decisivo a difusão da fala notícia segundo a qual um estudante fora "morto brutalmente" pela polícia. É o que revela, satisfeito, vinte anos depois, "um jornalista e líder da dissidência", Jan Urban", protagonista da manipulação: a sua "mentira" teve o mérito de despertar a indignação em massa e o afundamento de um regime já periclitante.

No fim de 1989, apesar de fortemente desacreditado, Nicolae Ceausescu ainda está no poder na Roménia. Como derrubá-lo? Os mass media ocidentais difundem maciçamente junto à população romena as informações e as imagens do "genocídio" perpetrado em Timisoara pela polícia de Ceausescu. O que se passou na realidade? Deixemos a palavra com um prestigioso filósofo (Giorgio Agamben), que nem sempre demonstra vigilância crítica em relação à ideologia dominante, mas que sintetizou aqui de modo magistral o caso que tratamos:

"Pela primeira vez na história da humanidade, cadáveres acabados de enterrar ou alinhados nas mesas das morgues foram desenterrados às pressas e torturados para simular diante das câmaras o genocídio que devia legitimar o novo regime. O que o mundo inteiro tinha diante dos olhos em directo como verdade nos écrans de televisão, era a absoluta não verdade. E apesar de a falsificação ser por vezes evidente, ela era autenticada de todos os modos como verdadeira pelo sistema mundial dos media, para que ficasse claro que o verdadeiro doravante não era senão um momento do movimento necessário do falso".

Dez anos depois, a técnica acima descrita é aplicada novamente, com um êxito renovado. Uma campanha martela o horror de que se tornou responsável o país (a Jugoslávia) cujo desmembramento foi programado e contra o qual já se está em vias de preparar a guerra humanitária:

"O massacre de Racak é atroz, com mutilações e cabeça cortadas. É um cenário ideal para despertar a indignação da opinião pública internacional. Alguma coisa parece estranha na matança. Os sérvios matam habitualmente sem efectuar mutilações [...] Como mostra a guerra da Bósnia, as denúncias de atrocidades nos corpos, sinais de tortura, decapitações, são uma arma de propaganda difusa [...] Talvez não tenham sido os sérvios mas sim os guerrilheiros albaneses que mutilaram os corpos".

Naquela altura, os guerrilheiros do UCK não podiam ser suspeitos de uma tal infâmia: eram freedom fighters, combatentes da liberdade. Hoje, no Conselho da Europa, o líder do UCK e pai da pátria no Kosovo, Hashim Thaci, "é acusado de dirigir um clã político-criminal nascido na véspera da guerra" e implicado no tráfico não só de heroína como também de órgãos humanos. Eis o que acontecia sob a sua direcção no decorrer da guerra: "Uma quinta em Rripe, na Albânia central, transformada pelos homens do UC em sala de operação, tendo como pacientes prisioneiros de guerra sérvios: um golpe na nuca, antes e extirpar os seus rins, com a cumplicidade de médicos estrangeiros" (presume-se que ocidentais). E assim vem à luz a realidade da "guerra humanitária" de 1999 contra a Jugoslávia; mas durante este tempo o seu desmembramento foi levado a cabo e no Kosovo instala-se e permanece uma enorme base militar estado-unidense.

Façamos um outro salto atrás de vários anos. Uma revista francesa de geopolítica (Hérodote) salientou o papel essencial desempenhado no decorrer da "revolução das rosas", verificada na Geórgia no fim de 2003, pelas redes televisivas que estão nas mãos da oposição georgiana e pelas redes ocidentais: elas transmitem sem descontinuar a imagem (que a seguir revelou-se falsa) da villa que seria a prova da corrupção de Eduard Chevarnadze, o dirigente que se pretendia derrubar. Após a proclamação dos resultados eleitorais que dão a vitória a Chevarnadze e que são declarados fraudulentos pela oposição, esta decide organizar uma marcha sobre Tíflis, que deveria marcar "a chegada simbólica, mesmo pacífica, à capital, de todo um país em cólera". Apesar de convocados por todos os cantos do país com grandes reforços de meios propagandísticos e financeiros, nesse dia afluem à marcha entre 5 000 e 10 000 pessoas: "isto não é nada para a Geórgia"! Mas ainda assim, graças a uma mise en scène refinada e de grande profissionalismo, a cadeia de televisão mais difundida no país chega a comunicar uma mensagem inteiramente diferente: "A imagem está lá, poderosa, a de um povo inteiro que segue o seu futuro presidente". Doravante as autoridades políticas estão deslegitimadas, o país está desorientado e aturdido e a oposição mais arrogante do que nunca, tanto mais que os media internacionais e as chancelarias ocidentais encorajam-no e protegem-no. O golpe de Estado está maduro, ele vai levar ao poder Mikhail Saakashvili, que estudou nos EUA, fala um inglês perfeito e está em condições de compreender rapidamente as ordens dos seus superiores.

A Internet como instrumento de liberdade

Vejamos agora os novos media, particularmente queridos à senhora Clinton e à administração Obama. Durante o Verão de 2009 podia-se ler num diário italiano reputado:

"Desde há alguns dias, no Twitter, circula uma imagem de proveniência incerta [...] Diante de nós, um fotograma de um valor profundamente simbólico: uma página do nosso presente. Uma mulher com o véu negro, que usa uma t-shirt verdade sobre jeans: extremo Oriente e extremo Ocidente juntos. Ela está só, de pé. Tem o braço direito levantado e o punho fechado. Face a ela, imponente, a boca de um SUV, do tecto do qual emerge, hierático, Mahmoud Ahmadinejad. Atrás, os guarda-costas. O jogo dos gestos impressiona: provocação desesperada da parte da mulher; mística da parte do presidente iraniano".

Trata-se de "uma fotomontagem", que parece "verosímil", para chegar mais eficazmente a "condicionar ideias, crenças". As manipulações abundam. No fim do mês de Junho de 2009, os novos media no Irão e todos os meios de informação ocidentais difundem a imagem de uma bela jovem atingida por uma bala: "Ela começa a sangrar, perde consciência. Nos segundos que se seguem ou pouco depois, ela está morta. Ninguém pode dizer se foi atingido no fogo cruzado ou se foi atingida de modo deliberado". Mas a busca da verdade é a última coisa em que se pensa: seria de qualquer modo uma perda de tempo e poderia mesmo revelar-se contra-producente. O essencial está alhures: "no presente a revolução tem um nome: Neda". Pode-se então difundir a mensagem desejada: "Neda inocente contra Ahmadinejad", ou então, "uma jovem corajosa contra um regime vil". E a mensagem verifica-se irresistível: "É impossível olhar na Internet de modo frio e objectivo o vídeo de Neda Soltani, a breve sequência em que o pai da jovem e um médico tentam salvar a vida da jovem iraniana de vinte e seis anos". Como na fotomontagem, também no caso da imagem de Neda estamos na presença de uma manipulação refinada, atentamente estudada e calibrada em todos os seus pormenores (gráficos, políticos e psicológicos) com o objectivo de desacreditar e tornar o mais odiosa possível a direcção iraniana (Ver adenda no fim do texto, NT)

E chegamos assim ao "caso líbio". Uma revista italiana de geopolítica falou a propósito disso da "utilização estratégica do falso", como confirma em primeiro lugar o "desconcertante caso das falsa fossas comuns" (e de outros pormenores sobre os quais chamei a atenção). A técnica é aquela que se utiliza há décadas, mas que na actualidade, com o advento dos novos media, adquire uma eficiência terrível: "A luta é primeiro representada como um duelo entre o poderosos e o fraco indefeso, e rapidamente transfigurada a seguir numa oposição frontal entre o Bem e o Mal absolutos". Nestas circunstâncias, longe de ser um instrumento de liberdade, os novos media produzem o resultado oposto. Estamos na presença de uma técnica de manipulação, que "restringe fortemente a liberdade de escolha dos espectadores"; "os espaços para uma análise racional são comprimidos ao máximo, em particular explorando o efeito emotivo da sucessão rápida das imagens".

E assim reencontra-se para os novos media a regra já constatada para o rádio e a televisão: os instrumentos, ou potenciais instrumentos, de liberdade e de emancipação (intelectual e política) podem inverter-se e muitas vezes invertem-se hoje no seu contrário. Não é difícil prever que a representação maniqueísta do conflito na Líbia não resistirá muito tempo; mas Obama e seus aliados esperam no intervalo atingir os seus objectivos, que não são verdadeiramente humanitários, mesmo se a novlíngua teima de defini-los como tais.

Espontaneidade da Internet

Mas retornemos à fotomontagem que mostra uma dissidente iraniana a desafiar o presidente do seu país. O autor do artigo que cito não se interroga sobre os artesãos de uma manifestação tão refinada. Vou tentar remediar esta lacuna. No fim dos anos 90 já se podia ler no International Herald Tribune: "As novas tecnologias mudaram a política internacional"; aqueles que estiverem em condições de controlá-las vêem aumentar desmedidamente seu poder e sua capacidade de desestabilização dos países mais fracos e tecnologicamente menos avançados.

Estamos na presença de um novo capítulo da guerra psicológica. Também neste domínio os EUA estão decisivamente na vanguarda, tendo no seu activo décadas de investigação e de experimentações. Há alguns anos Rebecca Lemov, antropóloga d Universidade do Estado de Washington, publicou um livro que "ilustra as tentativas desumanas da CIA e de alguns dos maiores psiquiatras de "destruir e reconstruir" a psique dos pacientes nos anos 50". Podemos então compreender um episódio que se verificou neste mesmo período. Em 16 de Agosto de 1951, fenómenos estranhos e inquietantes vieram perturbar Pont-Saint-Esprit, "uma aldeia tranquila e pitoresca" situada "no Sudeste da França". Sim, "a aldeia foi sacudida por um misterioso vento de loucura colectiva. Pelo menos cinco pessoas morreram, dezenas acabaram no asilo, centenas deram sinais de delírio e de alucinações [...] Muitos acabaram no hospital com a camisa de força". O mistério, que durante longos anos cercou este ataque de "loucura colectiva", agora está desvendado: tratou-se de uma "experimentação efectuada pela CIA, com a Special Operation Division (SOD), a unidade secreta do Exército dos EUA de Fort Detrick, Maryland"; os agentes da CIA "contaminaram com LSD as baguetes vendidas nas padarias da aldeia", provocando os resultados que vimos acima. Estamos no princípio da Guerra Fria: certamente os Estados Unidos eram aliados da França, mas é justamente por isso que esta se prestava facilmente às experimentações de guerra psicológica que tinham como objectivo o "campo socialista" (e a revolução anti-colonial) mas que dificilmente podiam ser efectuados nos países para além da cortina de ferro.

Coloquemos então uma pergunta: a excitação e o incitamento das massas não podem ser produzidos senão pela via farmacológica? Com o advento e a generalização da Internet, Facebook, Twitter, emergiu uma nova arma, susceptível de modificar profundamente as relações de força no plano internacional. Isto não é mais um segredo, para ninguém. Nos nossos dias, nos EUA, um rei da sátira televisiva como Jon Stewart exclama: "Mas porque enviamos exército se é tão fácil abater as ditaduras via Internet quanto comprar um par de sapatos?" Por sua vez, numa revista próxima do Departamento de Estado, um investigador chama a atenção sobre "como é difícil militarizar" (to weaponize) os novos media para objectivos a curto prazo e ligados a um país determinado; mais vale perseguir objectivos de mais ampla envergadura. As ênfases podem variar, mas o significado militar das novas tecnologias é em todos os casos explicitamente sublinhado e reivindicado.

Mas a Internet não é a própria expressão da espontaneidade individual? Só os mais ingénuos (e os menos escrupulosos) argumentam assim, Na realidade – reconhece Douglas Paal, ex-colaborador de Reagan e de Bush sénior – a Internet é actualmente "gerida por uma ONG que é de facto uma emanação do Departamento de Comércio dos EUA". Trata-se só de comércio? Um diário de Pequem relata um facto amplamente esquecido: quando em 1992 a China pede pela primeira vez para ser conectada à Internet, seu pedido foi rejeitado devido ao perigo de que o grande país asiático pudesse assim "procurar informações sobre o Ocidente". Agora, ao contrário, Hillary Clinton reivindica a "absoluta liberdade" de Internet como valor universal ao qual não se pode renunciar; e contudo – comenta o diário chinês – "o egoísmo dos Estados Unidos não mudou".

Talvez não se trate apenas de comércio. Quanto a isso, o semanário alemão Die Zeit pede esclarecimentos a James Bamford, um dos maiores peritos em matéria de serviços secretos estado-unidenses: "Os chineses também temem que firmas americanas como a Google sejam em última análise ferramentas dos serviços secretos americanos no território chinês. Será uma atitude paranóica?" "Nada disso", responde ele imediatamente. Ao contrário – acrescenta o perito – "organizações e instituições estrangeiras [também] são infiltradas" pelos serviços secretos estado-unidenses, os quais estão de todos os modos em condições de interceptar as comunicações telefónicas em todos os cantos do planeta e devem ser considerado como "os maiores hackers do mundo". Doravante – afirmam ainda no Die Zeit dois jornalistas alemães – não há a mínima dúvida quanto a isso:

"Os grandes grupos da Internet tornaram-se uma ferramenta da geopolítica dos EUA. Antes, havia a necessidade de laboriosas operações secretas para apoiar movimentos políticos em países longínquos. Hoje basta frequentemente um pouco de técnica de comunicação, operada a partir do Ocidente [...] O serviço secreto tecnológico dos EUA, a National Security Agency, está em vias de montar uma organização completamente nova para as guerras na Internet".

Convém portanto reler à luz de tudo isto alguns acontecimentos recentes de explicação não muito fácil. Em Julho de 2009 incidentes sangrentos verificaram-se em Urumqi e no Xinjiang, a região da China habitada sobretudo por uigures. Serão a discriminação e a opressão contra minorias étnicas e religiosas a explicação? Uma abordagem deste tipo não parece muito plausível, a julgar pelo menos com o que informa de Pequim o correspondente de La Stampa:

"Numerosos hans de Urumqi queixavam-se dos privilégios de que desfrutavam o uigures. Estes, de facto, enquanto minoria nacional muçulmana, têm em igual nível condições de trabalho e de vida bem melhores que os seus colegas hans. Um uigur, no escritório, tem autorização para suspender o seu trabalho várias vezes por dia para cumprir as cinco orações muçulmanas tradicionais da jornada [...] Além disso podem não trabalhar na sexta-feira, dia feriado muçulmano. Em teoria eles deveriam recuperar o domingo. Mas no domingo os escritórios estão de facto desertos [...] Outro ponto doloroso para os hans, submetidos à dura política que impõe o filho único por família, é o facto de que os uigures podem ter dois ou três filhos. Como muçulmanos, além disso, eles têm reembolsos acrescidos no seu salário pois como não podem comer porco devem recorrer à carne de carneiro que é mais cara".

Parecem portanto pelo menos unilaterais estas acusações do Ocidente contra o governo de Pequim por querer apagar a identidade nacional e religiosa dos uigures. E então?

Vamos reflectir sobre a dinâmica destes incidentes. Numa vila litoranea da China onde, apesar das diferentes tradições culturais e religiosas pré-existentes, hans e uigures trabalham lado a lado, difunde-se de repente o rumor de que uma jovem han foi violada por operários uigures; daí resultam incidentes no decorrer dos quais dois uigures perdem a vida. O rumor que provocou esta tragédia é falso mas então difunde-se um segundo rumor mais forte e ainda mais funesto: a Internet divulga na rede a notícia de que na cidade costeira da China centenas de uigures teriam perdido a vida, massacrados pelos sob a indiferença e mesmo sob o olhar complacente da polícia. Resultado: tumultos étnicos no Xinjiang, que provocam a morte de quase 200 pessoas, desta vez quase todos hans.

Estaremos na presença de uma complicação infeliz e fortuita de circunstâncias ou, em alternativa, da difusão de rumores falsos e tendenciosos visando o resultado que efectivamente se verificou a seguir? Estamos numa situação em que a partir de agora se verificar impossível distinguir a verdade da manipulação. Uma sociedade estado-unidense realizou "programas que permitiriam a um sujeito empenhado numa campanha de desinformação adoptar simultaneamente até 70 identidades (perfis de redes sociais, contas em fóruns, etc) gerindo-os paralelamente: tudo isso sem que se possa descobrir quem puxa os fios desta marionete virtual". Quem recorreu a estes programas? Não é difícil adivinhar. O diário citado aqui, não suspeito de anti-americanismo, precisa que a sociedade em causa "fornece serviços a diversas agências governamentais estado-unidenses, como a CIA e o Ministério da Defesa". A manipulação de massa celebra o seu triunfo enquanto a linguagem do Império e da novilíngua fazem-se, na boca de Obama, mais doces e suaves do que nunca.

Volta então à memória a "experimentação efectuada pela CIA" durante o Verão de 1951, que produziu "um misterioso vendaval de loucura colectiva" na "aldeia pitoresca e tranquila" de Pont-Saint-Esprit. E eis-nos de novo obrigados a nos colocarmos a pergunta inicial: a "loucura colectiva" pode ser produzida só por via farmacológica ou pode hoje ser o resultado do recurso, também, às "novas tecnologias" da comunicação de massa?

Franco-atirados presos pelas autoridades sírias. Compreendem-se então os financiamentos de Hillary Clinton e da administração Obama aos novos media. Vimos que a realidade das "guerras na Internet" a partir de agora é reconhecida mesmo por órgãos reputados da imprensa ocidental; salvo que na linguagem do Império e na novilíngua a promoção das "guerras na Internet" torna-se a promoção da liberdade, da democracia e da paz.

Os alvos destas operações não permanecem inertes: como em toda guerra, os fracos procuram reduzir a sua desvantagem aprendendo com os mais fortes. E eis que estes últimos gritam escandalizados: "No Líbano aqueles que melhor dominam os novos media e as redes sociais não são as forças políticas pró ocidentais que apoiam o governo de Saad Hariri, mas sim os "Hezbolá". Esta observação deixa fugir um suspiro: ah, como seria belo se, assim como aconteceu com a bomba atómica e as armas (propriamente ditas) mais refinadas, também para as "novas tecnologias" e as novas armas de informação e desinformação em massa, aqueles que detêm o monopólio fossem o país que inflige um interminável martírio ao povo palestino e pudessem continuar a exercer no Médio Oriente uma ditadura terrorista! O facto é – lamenta-se Moises Naïm, director da Foreign Policy – que os EUA, Israel e o Ocidente já não enfrentam mais os "ciber-idiotas de outrora". Estes "contra-atacam com as mesmas armas, fazem contra-informação, envenenam os poços": uma verdadeira tragédia do ponto de vista dos presumidos campeões do "pluralismo". Na linguagem do Império e na novilíngua, a tímida tentativa de criar um espaço alternativo ao que é gerido e hegemonizado pela superpotência solitária torna-se um "envenenamento dos poços".

Adenda do Réseau Voltaire


Sobre o Facebook na Síria

Desde o princípio das maniestações em Deraa, foi aberta uma página no Facebook com o título "Revolução síria 2011": slogan publicitário para verdadeiros revolucionários: se não se conseguir em 2011 deixa-se cair? Durante a jornada, esta página contava com 80 mil amigos, quase todos das contas Facebook criadas no mesmo dia. Isto é impossível salvo se os "amigos" forem contas virtuais criadas por software.

A propósito do caso Neda no Irão

Se se revê o vídeo da morte da jovem Neda passando-o em câma lenta, constata-se que ao cair a jovem tem o reflexo de amortecer a sua queda com o braço. Ora, toda pessoa atingida por bala – ainda mais no peito – perde os seus reflexos. O corpo deveria cair como uma massa. Mas não é o caso. É impossível que a jovem tenha sido por bala naquele momento. Alguns segundos mais tarde, o vídeo mostra o rosto da jovem. Ele está bem. Ela passa a mão sobre o seu rosto e é então recoberto de sangue. O aumento da mão mostra que ela dissimula um objecto na sua palma e que ela espalha ela própria o sangue sobre o seu rosto. A jovem é então levada pelos seus amigos ao hospital. Ela morre durante o transporte. Chegada ao hospital, constata-se que a morte se deveu a uma bala em pleno peito. Esta não pode ter sido atirada senão pelos seus "amigos" durante o seu transporte.

Referências bibliográficas


• Giorgio Agamben 1996, Mezzi senza fine. Note sulla politica, Bollati Boringhieri, Torino.

• James Bamford (interview) 2010, «Passen Sie auf, was Sie tippen», par Thomas Fischermann, in Die Zeit, 18 février, pp. 20-21.

• Ennio Caretto 2006, La Cia riprogrammò le menti dei reduci, in Corriere della Sera, 12 février, p. 14.

• Germano Dottori 2011, Disinformacija. L’uso strategico del falso nel caso libico, in Limes. Rivista italiana di geopolitica, n. 1, pp. 43-49.

• Alessandra Farkas 2010 «La Cia drogò il pane dei francesi». Svelato il mistero delle baguette che fecero ammattire un paese nel ‘51, in Corriere della Sera, 13 mars, p. 25.

• Thomas Fischermann, Götz Hamann 2010, Angriff aus dem Cyberspace, in Die Zeit, 18 février, pp. 19-21.

• Carlo Formenti 2011, La «disinformazia» ai tempi del Web. Identità multiple per depistare, in Corriere della Sera, 28 février, p. 38.

• Massimo Gaggi 2010, Un’illusione la democrazia via web. Estremisti e despoti sfruttano Internet, in Corriere della Sera, 20 mars, p. 21.

• Régis Genté 2008, Des révolutions médiatiques, in Hérodote, revue de géographie et de géopolitique, 2° trimestre, pp. 37-68.

• Mara Gergolet 2010, L’Europa: «Traffico d’organi in Kosovo», in Corriere della Sera, 16 décembre, p. 18.

• Global Times 2011, The internet belongs to all, not just the US, in Global Times, 17 février.

• Andrian Kreye 2009, Grüne Schleifen für Neda, in Süddeutsche Zeitung, 24 juin, p. 11.

• Domenico Losurdo 2010, La non-violenza. Una storia fuori dal mito, Laterza, Roma-Bari.

• Roberto Morozzo Della Rocca 1999, La via verso la guerra, in Supplément au n. 1 (Quaderni Speciali) de Limes. Rivista Italiana di Geopolitica, pp. 11-26.

• Barack Obama, David Cameron, Nicolas Sarkozy, Libya’s pathway to peace, in International Herald Tribune, 15 avril, p. 7.

• Douglas Paal (interview à) 2010, «Questo è l’inizio di uno scontro tra due civiltà», par Maurizio Molinari, in La Stampa, 23 janvier, p. 7.

• Nicolas Pelham 2011, The Battle for Libya, in The New Review of Books, 7 avril, pp. 77-79.

• Guido Ruotolo 2011, Gheddafi: ingannati dagli amici occidentali, in La Stampa, 1er mars, p. 6.

• David E. Sanger 2011, As war in Libya drags on, U.S. goals become harder, in International Herald Tribune, 12 avril, pp. 1 et 8.

• Clay Shirky 2011, The Political Power of Social Media, in Foreign Affairs, janvier-février 2011, pp. 28-41.

• Bob Schmitt 1997, The Interrnet and International Politics, in International Herald Tribune, 2 avril, p. 7.

• Francesco Sisci 2009, Perché uno han non sposerà mai una uigura, in La Stampa, 8 juillet, p. 17.

• Evan Thomas 1995, The Very Best Men. Four Who Dared. The Early Years of the CIA, Simon & Schuster, New York

• Vincenzo Trione 2009, Quella verosimile manipolazione contro l’arroganza di Ahmadinejad, in Corriere della Sera, 2 juillet, p. 12.

Tradução
Resistir.info