Uma polémica surgiu, a propósito de dúvidas colocadas, pela diplomacia russa sobre a data dos vídeos do massacre cometido em Damasco, a 21 de Agosto de 2013 [1]. Nós havíamos salientado que os vídeos, postados através da conta Majles Rif, estavam datados de 20 de Agosto [2].

Com uma « preocupação de clarificação », o autor da conta indicou ter postado os vídeos às 05h00 Tempo universal, ou seja 07h00 da manhã em Damas. Sabendo que existe uma diferença de 9 horas para a hora da Califórnia, o contador do YouTube apresentava pois logicamente ainda a data de 20 de Agosto.

Ora, no entanto as sombras no quarto vídeo, filmado no exterior, mostram um sol quase no seu zénite. Não pode ter sido realizado de manhã cedo. Nós reafirmamos, portanto, que estes vídeos foram filmados antes do massacre que supostamente pretendem representar.

E, esta esta não é a única das questões colocadas por estes vídeos : a ausência de proteções nos tratadores, os sintomas dos doentes que não correspondem de forma alguma aos provocados pelo gaz sarin, etc. são pois mais algumas outras.

Tradução
Alva

[1Press Conference by Sergey Lavrov dealing with Syria”, por Sergey Lavrov, Voltaire Network, 26 de Agosto de 2013, (Conferência de imprensa de Serguei Lavrov sobre a Siria - ndT).

[2« Gaz sarin na Síria : nova operação de propaganda », Rede Voltaire, 26 de Agosto de 2013.