Srdja Popovic, líder e fundador da Otpor! –o grupo que organizou a revolução “colorida” na Sérvia– e do CANVAS –grupo que ainda se dedica a treinar activistas em todo o mundo com vista à montagem de revoluciones coloridas– foi, tal como a sua esposa, empregado da Stratfor, a companhia(compania-Br) privada americana de serviços de inteligência.

Após o seu estudo dos emails de Stratfor revelados pelo Wikileaks, e tendo verificado os factos com os interessados, os investigadores Carl Gibson e Steve Horn estimam que Srdja Popovic entregou à Stratfor a sua agenda de direções e também cópias de seus correios electrónicos ao arrepio da autorização das pessoas que se comunicavam com ele por essa via. A firma, com sede no Texas (Estados Unidos), pode assim entrar em contacto com todo o tipo de organizações militantes e espiá-las para prevenir os seus clientes –importantes empresas transnacionais– sobre operações que poderiam estar em preparação contra elas.

Srdja Popovic também trabalhou como conselheiro de Stratfor e preparou para ela um plano de derrube do presidente da Venezuela Hugo Chávez.
Otpor! e CANVAS são associações, classificadas como «não violentas», que contam com o respaldo da OTAN para o derrube de governos como meio de propiciar a chegada ao poder de equipas de governo préviamente montadas pela CIA [1].

Exposed: Globally Renowned Activist Collaborated With Intelligence Firm Stratfor” (inglês- “Revelação: Activista globalmente conhecido colaborou com firma de Inteligência Stratfor-ndT), por Carl Gibson e Steve Horn, Occupy.com, 2 de Dezembro de 2013.

Tradução
Alva

[1«La Albert Einstein Institution: no violencia según la CIA», por Thierry Meyssan, Rede Voltaire, 10 de Fevereiro de 2005.