Manuel Valls

A grande mídia e os políticos franceses estão iniciando o Ano Novo com uma resolução compartilhada para 2014: permanentemente amordaçar um comediante Franco-Africano que está se tornando muito popular entre os jovens.

Entre o Natal e a passagem de Ano Novo, ninguém menos do que o Presidente da República, François Hollande, enquanto em visita à Arábia Saudita a negócios (muito grandes), disse que seu governo precisa encontrar uma forma de banir as performances do comediante Dieudonné M’Bala M’Bala, conforme o chamado do Ministro do Interior, Manuel Valls.

O líder do partido conservador da oposição, UMP (Union pour un mouvement populaire), Jean-François Copé, imediatamente interrompeu com seu “suporte total” para silenciar o incontrolável animador.

No coro unânime da mídia, o semanário Nouvel Observateur publicou que Diedonné “já está morto”, derrotado, acabado. Editores publicamente discutem se seria uma tática melhor tentar prendê-lo por “incitação ao ódio racial”, fechar seus espetáculos com base a uma potencial “ameaça à ordem pública”, ou pressionar as municipalidades de corte em subsídios culturais caso as mesmas o permitam apresentar-se.

O objetivo do chefe da polícia nacional Manuel Valls é claro, mas os poderes estão tateando o melhor método.

O clichê desdenhoso ouvido repetidamente é que “ninguém ri mais de Dieudonné”.

Na realidade, o oposto é verdadeiro. E aí é que está o problema. Em sua recente viagem a cidades francesas, teatros lotados ecoando gargalhadas ao seu humorista favorito. Ele popularizou um simples gesto, o qual ele chama “quenelle”. Este está sendo imitado por jovens em toda França.

O seu significado óbvio e simples é: estamos fartos.

Para inventar um pretexto para destruir Dieudonné, as principais organizações judaicas CRIF (Conseil Représentatif des Institutions Juives de France, a AIPAC francesa) e LICRA (Ligue internationale contre le racisme et l’antisémitisme, que desfruta de privilégios especiais sob a Lei Francesa) chegaram à fantasia de bradar Dieudonné e seus seguidores como “Nazis”. A quenelle é toda obviamente um gesto vulgar significando aproximadamente “o seu máximo”, com uma mão colocada no alto do outro braço, apontado para baixo, para significar, “o quanto longe” isso foi.
Mas para o CRIF e a LICRA, a quenelle é “uma saudação nazista ao reverso” (Você nunca pode ser muito “atento” quando está procurando pelo Hitler escondido).

Como alguém comentou, uma “saudação Nazista em reverso” pode também ser considerada um gesto anti-Nazista – a não ser que ela tivesse algo a ver com “Heil Hitler”, o que claramente não tem.

Mas a mídia internacional está considerando essa acusação, ao menos apontando que “alguns consideram a quenelle como uma saudação Nazista em reverso”. Nem pensar que aqueles que o usam não tenham dúvidas sobre o que ela significa: “Foda-se o sistema!”.

Mas em que extensão o CRIF a LICRA representam “o sistema”?

A França precisa de todo riso que seja possível

A indústria francesa está desaparecendo com o fechamento de fábricas, semana após semana. Os impostos sobre os cidadãos de baixa renda estão subindo, para salvar os bancos e o Euro. A desilusão com a União Europeia não pára de crescer. As regras da UE são excluir qualquer esforço sério para melhorar a economia francesa. Enquanto isso, os políticos da esquerda e da direita continuam seus discursos vazios, cheios de clichês sobre “direitos humanos” – em grande parte como uma desculpa para ir à guerra no Oriente Médio ou o discurso contra a China e a Rússia. A classificação do presidente Hollande em aprovação despencou para 15%. No entanto as pessoas votam, mas permanecem as mesmas políticas, feitas na UE.

Por que então os políticos dominantes estão concentrando sua ira sobre “o humorista mais talentoso de sua geração” (como seus colegas reconhecem , mesmo os que querem denunciá-lo ) ?

A resposta simples é que, provavelmente, a crescente popularidade de Dieudonné entre os jovens ilustra um conflito de gerações em crescimento. Dieudonné virou riso contra todo o establishment político. Isto levou a uma torrente de abusos que promete encerrar seus shows, arruiná-lo financeiramente e até mesmo colocá-lo na cadeia. O abuso também oferece um cenário de ataques físicos contra ele. Há poucos dias, seu assistente Jacky Sigaux foi agredido fisicamente em plena luz do dia por vários homens encapuzados em frente à prefeitura do bairro 19 – em frente ao Parque Buttes Chaumont. Ele apresentou uma queixa .

Mas quanta proteção é de se esperar de um governo cujo ministro do Interior, Manuel Valls – encarregado da polícia – prometeu buscar meios para silenciar Dieudonné ?

A história é significativa, mas é quase certo de ser mal relatada fora da França – assim como ela é mal relatada dentro da França, a fonte de quase todos os relatórios estrangeiros. Na tradução, um pouco de deturpação e falsidades aumentam a confusão .

Por que eles o odeiam?

Dieudonné M’Bala M’Bala nasceu em um subúrbio de Paris há 48 anos atrás. Sua mãe era branca Bretã, seu pai era Africano, de Camarões. Isto deve fazer-lhe uma criança do poster para o “multiculturalismo” que a esquerda ideologicamente dominante afirma a promover. E durante a primeira parte de sua carreira, em parceria com o seu amigo judeu, Elie Simoun, ele era apenas isso: a campanha contra o racismo, focando suas críticas à Frente Nacional e até mesmo correr para o escritório contra um candidato da FN na cidade dormitório de Dreux, cerca de sessenta milhas a oeste de Paris, onde ele vive. Como os melhores humoristas, Dieudonné sempre foi direcionado a eventos atuais, com calor e dignidade incomuns à profissão. Sua carreira floresceu, ele desempenhou bem no cinema, foi um dos convidados na televisão, ramificou-se por conta própria. Um grande observador, ele se destaca em imitações relativamente sutis de vários tipos de personalidade e grupos étnicos, dos africanos aos chineses.

Há dez anos, em 01 de Dezembro de 2003, como convidado em um programa de TV chamado apropriadamente “Você não pode agradar a todos”, dedicado a eventos atuais, Dieudonné entrou no palco aproximadamente disfarçado como “um convertido ao extremismo sionista”, aconselhando os outros a irem adiante, “juntando o eixo americano-israelense de Good”. Isso foi no primeiro ano do ataque dos EUA ao Iraque, quando a recusa da França para juntar-se levou Washington a reacender o que chama de “batatas francesas” (belgas, na verdade), como ” fritas da liberdade”. Um ataque relativamente leve em George W. Bush do “Eixo do Mal” parecia totalmente no clima dos tempos. O esboço terminou com uma breve saudação, “Isra – heil”. Isso estava longe de ser novidade para Dieudonné, mas, no entanto, o humorista popular foi no momento entusiasticamente abraçado por outros artistas, enquanto a plateia deu-lhe uma ovação de pé.

Em seguida, os protestos começaram a chegar, especialmente sobre o último gesto visto como comparando Israel à Alemanha nazista.

“Anti -semitismo”, foi o grito, embora o alvo era Israel (e os Estados Unidos como aliados no Oriente Médio). Chamadas multiplicando para proibir seus shows, para processá-lo, para destruir sua carreira. Dieudonné tentou justificar seu esboço como não visando judeus como tal, mas, ao contrário de outros antes dele, não iria pedir desculpas por uma ofensa que ele não acreditava que havia cometido. Por que nenhum protesto de africanos que havia feito piada? Ou os muçulmanos? Ou chinês? Por que uma única comunidade reagiu com tanta fúria?

Assim começou uma década de escalada. A LICRA começou uma longa série de ações judiciais contra ele (“incitamento ao ódio racial”), num primeiro momento de derrotas, mas mantendo a pressão. Em vez de recuar, Dieudonné foi mais longe em sua crítica ao “sionismo”, depois de cada ataque. Enquanto isso, ele foi gradualmente excluído de aparições na televisão e tratado como um pária pela grande mídia. É apenas a recente profusão na internet de imagens que mostram jovens fazendo o sinal quenelle que mudou o establishment para concluir que um ataque direto seria mais eficaz do que tentar ignorá-lo.

O fundo ideológico

Para começar a entender o significado do caso Dieudonné , é necessário compreender o contexto ideológico. Por razões muito complexas para rever aqui, a esquerda francesa – a esquerda que uma vez estava especialmente preocupada com o bem-estar da classe trabalhadora, com a igualdade social, com a oposição à guerra agressiva, com a liberdade de expressão – praticamente entrou em colapso. A direita ganhou a batalha econômica decisiva, com o triunfo de políticas que favorecem a estabilidade monetária e os interesses do capital de investimento internacional (“neoliberalismo”). Como prêmio de consolação, a esquerda goza de certa dominação ideológica, com base no anti- racismo, anti- nacionalismo e devoção à União Européia – mesmo com a “Europa social” hipotética que, diariamente, recua para o cemitério dos sonhos perdidos. Na verdade, essa ideologia se encaixa perfeitamente com a globalização orientada para as necessidades do capital financeiro internacional.

Na ausência de qualquer esquerda sócio-econômica séria, a França tem afundado em uma espécie de “política da identidade”, que tanto elogia o multiculturalismo e reage com veemência contra o “comunitarismo”, isto é, a afirmação de todos os particularismos étnicos indesejáveis. Mas alguns particularismos étnicos são menos bem-vindo do que outros. O véu islâmico foi proibido primeiro nas escolas, e as demandas para proibi-lo na sociedade adulta crescem. O Naqib e a Burka, apesar de raros, foram legalmente proibidos. Disputas a irromper sobre alimentos Halal em lanchonetes, orações na rua, enquanto desenhos animados satirizam regularmente Islã. O que quer que se possa pensar isso, a luta contra o comunitarismo pode ser vista por alguns como dirigida contra uma determinada comunidade. Enquanto isso, os líderes franceses têm levado o grito de guerras em países muçulmanos da Líbia para a Síria, insistindo em devoção a Israel.

Enquanto isso, outra comunidade é o objeto da solicitude constante. Nos últimos vinte anos, enquanto que a fé religiosa e compromisso político têm diminuído drasticamente, o Holocausto, chamado de Shoah , na França, tornou-se progressivamente uma espécie de Religião do Estado.

Escolas a comemorar a Shoah anualmente cada vez mais dominam a consciência histórica, que em outras áreas está em declínio, juntamente com muitos estudos humanísticos. Em particular, de todos os eventos na longa história da França, a única protegida por lei é a Shoah. A chamada Lei Gayssot proíbe qualquer questionamento da história da Shoah, uma interferência completamente sem precedentes contra a liberdade de expressão. Além disso, a certas organizações, como a LICRA, foi concedido o privilégio de processar indivíduos com base em “incitamento ao ódio racial” (de forma muito ampla e desigualmente interpretada) com a possibilidade de indenização por danos, em nome da “comunidade ferida”. Na prática, essas leis são usadas ​​principalmente para processar um alegado “anti-semitismo” ou o “negacionismo” sobre a Shoah. Mesmo que muitas vezes sejam jogados fora do tribunal, tais processos constituem assédio e intimidação. A França é o raro país onde o movimento BDS (Boicote, Desinvestimento, Sanções) contra as práticas de extermínio israelenses também podem ser atacadas como “incitação ao ódio racial”.

A Liga de Defesa Judaica propensa à violência, proibida nos Estados Unidos e até mesmo em Israel, é conhecida pela depredação de livrarias e espancamentos selecionados de indivíduos, até mesmo de idosos. Quando identificados, o voo para Israel é uma boa saída. As vítimas do JDL deixam de inspirar qualquer coisa perto da indignação pública maciça despertada quando um judeu é vítima de violência gratuita. Enquanto isso, os políticos se reúnem para o jantar anual do CRIF com o mesmo zelo que nos Estados Unidos, eles migram para o jantar de AIPAC – não tanto para fundos de campanha, como a demonstrar seus sentimentos corretos.

A França tem a maior população judaica da Europa Ocidental, que na verdade, em grande parte escapou da deportação durante a ocupação alemã, que expulsou imigrantes judeus para campos de concentração. Além de antiga, por conta da população judaica estabelecida, há muitos recém-chegados da África do Norte. Tudo isto acrescenta a uma população de sucesso muito dinâmica, numerosa nas profissões mais visíveis e populares (jornalismo, show business, bem como de ciência e medicina, entre outras) .

De todos os partidos franceses, o Partido Socialista (especialmente através do Partido Trabalhista israelense, Shimon Peres, na Internacional Socialista) tem os laços históricos próximos com Israel. Na década de 1950, quando a França estava em guerra contra o movimento de libertação nacional da Argélia, o governo francês (via Peres) contribuiu para o projeto israelense de construir armas nucleares. Hoje não é o Partido Trabalhista que governa Israel, mas a extrema direita. A recente viagem aconchegante de Hollande para Benjamin Netanyahu mostrou que o desvio para a direita da política em Israel não fez nada para prejudicar as relações – que parecem mais próximas do que nunca.

No entanto, esta comunidade judaica é muito pequena em comparação com o grande número de imigrantes árabes do norte da África ou imigrantes negros de ex-colônias francesas na África.

Vários anos atrás, um intelectual líder do Partido Socialista, Pascal Boniface, cautelosamente advertiu os líderes partidários que seu pesado viés em favor da comunidade judaica poderia, eventualmente, causar problemas eleitorais. Esta declaração em um documento de avaliação política causou um alvoroço que quase lhe custou a carreira.

Mas o fato é: não é difícil para as pessoas francesas de fundo árabe ou Africano a sentir que o “comunitarismo” que realmente tem influência é a comunidade judaica.

O uso político do Holocausto

Norman Finkelstein demonstrou há algum tempo que o Holocausto pode ser explorado para propósitos menos nobres: como extorquir recursos de bancos suíços. No entanto, em França, a situação é muito diferente. Sem dúvida, lembretes constantes da Shoah servem como uma espécie de proteção para Israel a partir da hostilidade despertada por seu tratamento aos palestinos. Mas a religião do Holocausto tem outro impacto político, mais profundo, sem relação direta com o destino dos judeus.

Mais do que qualquer outra coisa, Auschwitz foi interpretado como o símbolo do que o nacionalismo conduz. A referência a Auschwitz serviu para dar uma má consciência para a Europa, e nomeadamente para os franceses, considerando que o seu papel relativamente pequeno na matéria foi o resultado da derrota militar e ocupação pela Alemanha nazista. Bernard-Henri Lévy, escritor cuja influência tem crescido em proporções grotescas nos últimos anos (ele levou o presidente Sarkozy a uma guerra contra a Líbia), começou sua carreira como ideólogo, afirmando que “o fascismo” é a ” ideologia francesa ” genuína”. Culpa, culpa, culpa. Ao colocar Auschwitz como o evento mais significativo da história recente, vários escritores e oradores justificam por padrão, o poder crescente da União Europeia como a substituição necessária para as inerentemente “más” nações da Europa. Nunca mais Auschwitz ! Dissolva os Estados-nação em uma burocracia técnica, livre da influência emocional de cidadãos que possam votar de forma incorreta. Você se sente francês? Ou alemão? Você deve se sentir culpada por isso – por causa de Auschwitz.

Os europeus estão cada vez menos entusiasmado com a UE, uma vez que arruína suas economias e rouba-lhes todo o poder democrático sobre a economia. Eles podem votar para o casamento gay, mas não para a menor medida keynesiana, e muito menos socialismo. No entanto, a suposta culpa sobre o passado é suficiente para mantê-los fiéis ao sonho europeu.

Os fãs de Dieudonné, a julgar a partir de fotografias , parecem ser predominantemente homens jovens, menos mulheres, a maioria com idades entre vinte e trinta. Eles nasceram duas gerações completas após o fim da II Guerra Mundial. Eles passaram a vida ouvindo sobre a Shoah. Mais de 300 escolas de Paris têm uma placa comemorativa do destino trágico de crianças judias deportadas para campos de concentração nazistas. Qual pode ser o efeito de tudo isso? Para muitos que nasceram muito depois destes terríveis acontecimentos, parece que todo mundo deveria se sentir culpado – se não para o que eles não fazem, pelo que eles supostamente poderiam fazer se tivessem uma chance.

Quando Dieudonné transformou uma semi-racista velha canção “tropical”, Chaud Cacau, em Shoah Ananas, a música é retomada em massa pelos fãs Dieudonné . Atrevo-me a pensar que eles não estão tirando sarro do real Shoah, mas sim dos constantes lembretes de eventos que deveriam fazê-los sentirem-se culpados, insignificantes e impotentes. Grande parte dessa geração está cansada de ouvir sobre o período de 1933-1945, enquanto que o seu futuro é sombrio.

Ninguém sabe quando parar

No domingo passado, um jogador de futebol famoso de origem afro-belga, Nicolas Anelka, que joga no Reino Unido, fez um sinal quenelle após marcar um gol – em solidariedade ao amigo Dieudonné M’Bala M’Bala. Com este gesto simples e basicamente insignificante, o alvoroço subiu para novas alturas.

No parlamento francês, Meyer Habib representa a “Ultramarinos Franceses” – cerca de 4.000 israelenses de origem francesa. Na segunda-feira ele colocou no Twitter: “quenelle de Anelka é intolerável ! Vou apresentar um projeto de lei para punir essa nova saudação nazista praticada por anti-semitas”.

A França adotou leis para “punir o anti-semitismo”. O resultado é o oposto. Tais medidas simplesmente tendem a confirmar a antiga noção de que “os judeus mandam no país” e contribui para o crescimento do anti-semitismo. Quando jovens franceses vem uma tentativa franco-israelense de proibir um simples gesto, quando a comunidade judaica se move para proibir seu humorista favorito, o anti-semitismo só pode crescer ainda mais rapidamente.

No entanto, nesta escalada, a relação de forças é muito desigual. Um humorista tem palavras como as suas armas, e os fãs que podem dispersar quando as coisas correm mal. Por outro lado é a ideologia dominante, e o poder do Estado.

Neste tipo de conflito, a paz cívica depende da sabedoria das pessoas com mais poder para mostrar limites. Se eles não o fizerem, isso pode ser um jogo sem vencedores.

Fonte
Counterpunch ">Counterpunch

http://inacreditavel.com.br