A equipe do premiê(primeiro-ministro,Pt) turco Recep Tayyip Erdogan desmentiu a autenticidade da conversa telefônica entre ele e seu filho maior, Bilal, que está circulando através da Internet.

Na gravação, com data de 17 de dezembro de 2013, e revelada a 24 de fevereiro de 2014, sem que se tenha dado a conhecer sua origem exata, uma voz que parece ser a do premiê turco ordena a seu filho Bilal que faça desaparecer, em previsão de busca policial, os 30 milhões de euros que teria em sua residência.

Domingo 23 de fevereiro, diários apoiantes do senhor Erdogan tinham acusado vários promotores – supostamente membros da confraria de Fehtulla Gulen – de ter ordenado desde há anos a gravação das conversas telefônicas de vários milhares de pessoas.

Depois de consultas com seus colaboradores mais próximos, entre eles o chefe dos serviços secretos turcos (MIT) Hakan Fidan, o premiê reconheceu, implicitamente, que a voz da gravação é efetivamente a sua. Mas afirmou que a conversa é uma «montagem».

Para os principais partidos da oposição turca, que agora exigem a renúncia do premiê, a tese de «montagem» é irrealista.

Enquanto isso, a Bolsa reagiu com uma significativa queda de 2,75%.

Tradução
Alva