Sergey Valeryevich Aksyonov
d.n. 26.11.1972
Aksyonov foi eleito "Primeiro-Ministro da Crimeia" na Verkhovna Rada da Crimeia em 27 de fevereiro de 2014 na presença de homens armados pró-russos. Esta "eleição" foi decretada inconstitucional em 1 de março por Oleksandr Turchynov, que promo­ veu ativamente o "referendo" de 16 de março de 2014.

Vladimir Andreevich Konstantinov
d.n. 19.3.1967
Como Presidente do Conselho Supremo da Repú­blica Autonoma da Crimeia, Konstantinov desempe­ nhou um papel importante nas decisões tomadas pela Verkhovna Rada sobre o “referendo” contra a integridade territorial da Ucrânia e apelou aos elei­ tores para votarem a favor da independência da Crimeia.

Rustam Ilmirovich Temirgaliev
d.n. 15.8.1976
Como Vice-Presidente do Conselho de Ministros da Crimeia, desempenhou um papel importante nas decisões tomadas pela Verkhovna Rada sobre o “referendo” contra a integridade territorial da Ucrânia e promover ativamente a integração da Crimeia na Federação da Rússia.

Deniz Valentinovich Berezovskiy
d.n. 15.7.1974
Berezovskiy foi nomeado comandante da Marinha ucraniana em 1 de março de 2014 e jurou fideli­ dade às forças armadas da Crimeia, quebrando dessa forma o seu juramento de bandeira. A Procuradoria-Geral da Ucrânia abriu um inquérito contra Bere­zovskiy por alta traição.

Aleksei Mikhailovich Chaliy
d.n.13.6.1961
Chaliy foi designado “Presidente da Câmara de Se­bastopol” por aclamação popular em 23 de fevereiro de 2014 e aceitou esta "votação". Fez ativamente campanha para que Sebastopol se tornasse uma en­ tidade distinta da Federação da Rússia na sequência do referendo de 16 de março de 2014.

Pyotr Anatoliyovych Zima
Zima foi nomeado novo chefe do Serviço de Segu­rança da Crimeia (SBU) em 3 de março de 2014 pelo “Primeiro-Ministro” Aksyonov e aceitou esta nomeação. Transmiu informações relevantes, in­ cluindo uma base de dados, ao Serviço de Informa­ ções russo (SBU). Entre estas informações contavam-se informações sobre ativistas pró-europeus da Praça Maidan e defensores dos direitos humanos da Cri­meia. Desempenhou um papel importante em im­pedir as autoridades ucranianas de controlar o ter­ritório da Crimeia.
Em 11 de março de 2014, antigos agentes do SBU da Crimeia proclamaram a formação de um Serviço de Segurança da Crimeia independente.

Yuriy Zherebtsov
Conselheiro do Presidente da Verkhovna Rada da Crimeia, um dos principais organizadores do "refe­rendo" de 16 de março de 2014 contra a integri­dade territorial da Ucrânia.

Sergey Pavlovych Tsekov
d.n. 28.3.1953
Vice-Presidente da Verkhovna Rada; Tsekov foi, com Sergey Aksyonov, um dos instigadores da destitui­ ção ilegal do Governo da República Autónoma da Crimeia (RAC). Arrastou para este processo Vladimir Konstantinov, ameaçando-o de o demitir. Reconhe­ ceu publicamente que os deputados da Crimeia es­ tavam na origem do convite aos soldados russos para ocuparem a Verkhovna Rada da Crimeia. Foi um dos primeiros líderes da Crimeia a apelar publi­camente à integração da Crimeia na Rússia.

Ozerov, Viktor Alekseevich
d.n. 5.1.1958 em Abakan, Khakassia
Presidente da Comissão de Segurança e Defesa do Conselho Federal da Federação da Rússia.
Em 1 de março de 2014, Ozerov, em nome do Comité de Segurança e Defesa do Conselho Federal, apoiou publicamente no Conselho Federal a projeção de forças russas na Ucrânia.

Dzhabarov, Vladimir Michailovich
d.n. 29.9.1952
Primeiro Vice-Presidente da Comissão dos Assuntos Internacionais do Conselho Federal
Em 1 de março de 2014, Dzhabarov, em nome do Comité dos Assuntos Internacionais do Conselho Federal, apoiou publicamente no Conselho Federal a projeção de forças russas na Ucrânia.

Klishas, Andrei Aleksandrovich
d.n. 9.11.1972 em Sverdlovsk
Presidente do Comissão do Direito Constitucional do Conselho Federal da Federação da Rússia.
Em 1 de março de 2014, Klishas apoiou publica­mente no Conselho Federal a projeção de forças russas na Ucrânia. Em declarações públicas, Klishas procurou justificar a intervenção militar russa na Ucrânia alegando que “o Presidente ucraniano apoia o apelo das autoridades da Crimeia ao Presidente da Federação da Rússia à mobilização de uma assistên­ cia global em defesa dos cidadãos da Crimeia”.

Ryzhkov, Nikolai Ivanovich
d.n. 28.9.1929 em Duleevka, região de Donetsk Ukrainian SSR (República Socialista Soviética da Ucrânia)
Membro da Comissão dos Assuntos Federais, da Política Regional e do Norte, do Conselho Federal da Federação da Rússia.
Em 1 de março de 2014 Ryzhkov apoiou publica­ mente no Conselho Federal a projeção de forças russas na Ucrânia.

Bushmin, Evgeni Viktorovich
d.n. 4.10.1958 em Lopatino, região de Sergachiisky RSFSR (República Socialista Federativa So­viética da Rússia)
Vice-Presidente do Conselho Federal da Federação da Rússia
Em 1 de março de 2014, Bushmin apoiou publica­mente no Conselho Federal a projeção de forças russas na Ucrânia.

Totoonov, Aleksandr Borisovich
d.n. 3.3.1957 em Ordzhonikidze, Ossécia do Norte
Membro da Comissão da Cultura, Ciência e Infor­mação do Conselho Federal da Federação da Rússia.
Em 1 de março de 2014 Totoonov apoiou publica­ mente no Conselho Federal a projeção de forças russas na Ucrânia.

Panteleev, Oleg Evgenevich
d.n. 21.7.1952 em Zhitnikovskoe, re­ gião de Kurgan
Primeiro Vice-Presidente da Comissão dos Assuntos Parlamentares
Em 1 de março de 2014, Panteleev apoiou publica­mente no Conselho Federal a projeção de forças russas na Ucrânia.

Mironov, Sergei Mikhailovich
d.n. 14.2.1953 em Pushkin, região de Leningrad [Lenine­ grado]
Membro do Conselho da Duma do Estado; líder do grupo parlamentar da Duma "Rússia Justa".
Proponente do diploma que autoriza a Federação da Rússia a acolher no seu seio, sob pretexto de pro­tecão de cidadãos russos, territórios de um país es­ trangeiro sem o consentimento desse país e sem um tratado internacional.

Zheleznyak, Sergei Vladimirovich
d.n. 30.7.1970 em St. Petersburg [S. Petersburgo] (an­ tiga Leninegrado)
Vice-Presidente da Duma do Estado da Federação da Rússia.
Apoia ativamente a intervenção das forças armadas russas na Ucrânia e a anexação da Crimeia. Liderou pessoalmente a manifestação de apoio à intervenção das forças armadas russas na Ucrânia.

Slutski, Leonid Eduardovich
d.n. 4.01.1968 em Moscow [Moscovo]
Presidente da Comissão para CEI da Duma do Es­tado (membro do Partido Liberal-Democrata da Rús­ sia)
Apoia ativamente a intervenção das forças armadas russas na Ucrânia e a anexação da Crimeia.

Vitko, Aleksandr Viktorovich
d.n. 13.9.1961 em Vitebsk (Belarusian SSR) [República Socialista Soviética da Bielorrússia]
Comandante da frota do mar Negro, Vice-Almirante.
Responsável pelo comando das forças russas que ocuparam território soberano ucraniano.

Sidorov, Anatoliy Alekseevich
Comandante, Região Militar Ocidental da Rússia, cujas unidades estão estacionadas na Ucrânia.
É responsável por parte da presença militar russa na Crimeia que compromete a soberania da Ucrânia, e ajudou as autoridades da Crimeia a impedir mani­festações públicas contra a iniciativa de realizar um referendo e contra a incorporação na Rússia.

Galkin, Aleksandr
Região Militar Meridional da Rússia, com forças es­ tacionadas na Crimeia; a frota do mar Negro está sob comando de Galkin; boa parte das forças entra­ ram na Crimeia através da Região Militar Meridional.
Comandante da Região Militar Meridional da Rússia ("SMD"), cujas forças estão estacionadas na Ucrânia. É responsável por parte da presença militar russa na Crimeia que compromete a soberania da Ucrânia, e ajudou as autoridades da Crimeia a impedir mani­festações públicas contra a iniciativa de realizar um referendo e contra a incorporação na Rússia. Além disso, a frota do mar Negro está sob controlo desta região militar.