Richard Stengel prestou juramento a 15 de abril de 2014 como sub-secretário americano da Propaganda (Public Diplomacy) e Relações Públicas (Publics Affairs).

Como jornalista, Richard Stengel foi correspondente na África do Sul. Posteriormente dirigiu o National Constitution Center de Filadélfia e foi, a partir de 2006, redactor-chefe da Time Magazine. Sob a direção de Stengel, a conhecida publicação semanal norte-americana tornou-se mais politizada e dedicou-se a respaldar as «nobres» causas do governo dos Estados Unidos.

Juntamente com a jornalista Judy Woodruff, da PBS (Estação Pública de Tv-ndT), Richard Stengel participou como moderador num dos debates organizados, durante a campanha presidencial de 2008, entre os candidatos John McCain e Barack Obama, a cuja equipe de trabalho se une agora.

Ao tomar posse do seu novo cargo, Stengel, mencionou o artigo de opinião onde o presidente russo, Vladimir Putin, lançava uma advertência sobre o «excepcionalismo americano», advertência a que o novo diretor da propaganda oficial dos Estados Unidos respondeu agora, afirmando que uma nação cuja fundação se baseia no próprio princípio da liberdade tem que ser excepcional.

Segundo Richard Stengel, o objetivo primeiro da propaganda norte-americana deverá ser o de convencer que os Estados Unidos são «o país da liberdade».

Tradução
Alva