O oligarca israelense-ucraniano que vive na Suíça, Ihor Kolomoisky, ligou para o líder pró-federalista do sudeste, Oleg Tsarev, para informá-lo de que a comunidade judaica ucraniana estava disposta a pagar uma recompensa de US $ 1 milhão para quem o assassinasse. Ele o ordenou a imediatamente fugir do país [1].

O Sr. Kolomoisky acredita que o Sr. Tsarev foi responsável, em 9 de maio em Mariupol, pela morte de um defensor judeu do golpe em Kiev.

No entanto, um líder da comunidade judaica ucraniana, Ian Epstein, negou as alegações do Sr. Kolomoisky. De acordo com ele, o Sr. Kolomoisky não representa os judeus ucranianos [2], mesmo que ele desempenhe um papel importante no movimento sionista internacional.

Ihor Kolomoisky já tinha proposto uma recompensa de 10.000 dólares por cada "sabotador russo" preso no seu reduto de Dnipropetrovsk.

Ihor Kolomoisky é considerado o principal líder da máfia ucraniana. Ele está classificado como sendo o segundo ou terceiro homem mais rico do país (depois de Rinat Akhmetov e/ou Viktor Pinchuk). Ele é o dono da indústria de metais, do Privat Bank e, em 2011, assumiu o setor de gás.

Ihor Kolomoisky preside o Comunidade Judaica Unida da Ucrânia e a União Judia Europeia. Ele fundou o Parlamento Europeu Judeu (tido como uma farsa pelo CRIF, uma organização que aglomera outras organizações judaicas francêsas) com o apoio de Bahrein. Ele é o sócio-proprietário da rede internacional Jewish News One (atualmente transmitindo como News One Ucrânia) [3].

Ihor Kolomoisky foi nomeado governador do oblast de Dnipropetrovsk pelas autoridades da junta em Kiev [um ‘oblast’ é uma subdivisão administrativa e territorial em alguns países eslavos e ex-repúblicas soviéticas – nt]. Ele desempenhou um papel ativo na organização do massacre de Odessa, de 2 de maio de 2014, juntamente com seu exército particular, o batalhão "Dnieper-1" [4]. Ele recrutou R. Hunter Biden, filho do vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e Devon Archer, co-presidente do comitê financeiro para a campanha presidencial de 2004 de John Kerry, como membros do conselho de sua empresa de participações de gás [5]

Tradução
Marisa Choguill

[1Tape of the telephone conversation: "Телефонные переговоры:Коломойский угрожает Царёву и его близким", Life-Maria Channel, YouTube, 15 May 2014.

[3«Lanzamiento del nuevo canal de televisión satelital Jewish News One», Red Voltaire , 3 de octubre de 2011.

[4Banho de sangue em Odessa dirigido por governantes interinos da Ucrânia”, Traduction Marisa Choguill, антифашист, Rede Voltaire, 16 de Maio de 2014.

[5Na Ucrânia, filho de Joe Biden junta o útil ao agradável”, Traduction Alva, Rede Voltaire, 16 de Maio de 2014.