Rede Voltaire

4a Cimeira de chefes de Estado da Cica

+

A 4a Cimeira de chefes de Estado da Conferência para a interação e as medidas de confiança na Ásia (Cica) começou, no dia 21 de maio, em Shanghai. Esta organização, que nasceu com o desaparecimento da União Soviética, visa estabilizar a Ásia segundo o modelo da OSCE na Europa. Porém, este forum nunca funcionou realmente devido ao facto, quer da ausência de liderança regional nos anos noventa, quer da ausência de cultura do diálogo entre os estados membros. A organização permaneceu adormecida durante a presidência turca, e o presidente Gul não compareceu à cimeira de Shanghai.

Tudo em volta da Rússia e da China parece poder mudar hoje. Depois da adesão do Catar e do Bangladesh 26 Estados compõem agora a CICA. Ontem, os presidentes russo e chinês decidiram reforçar o pagamento das suas trocas bilaterais em moedas correntes locais, e não mais em dólares. É garantido que a cimeira adoptará uma declaração comum com a Organização de Cooperação de Shanghai.

Tradução
Alva

Rede Voltaire

Voltaire, edição internacional

Este artigo encontra-se sob licença creative commons

Poderá reproduzir livremente os artigos da Rede Voltaire desde que cite a fonte, não modifique o conteúdo e não os utilize para fins comerciais (licença CC BY-NC-ND).

Apoiar a Rede Voltaire

Utilizando este site poderá encontrar análises de elevada qualidade que o ajudarão a formar a sua compreensão do mundo. Para continuar com este trabalho necessitamos da sua colaboração.
Ajude-nos através de uma contribuição.

Como participar na Rede Voltaire?

Os participantes na rede são todos voluntários.
- Tradutores de nível profissional: pode participar na tradução de artigos.