Os jihadistas do EIIL (ramo dissidente da Al-Qaida), agora na ofensiva no Iraque, foram treinados por instrutores norte-americanos na Jordânia, para ajudar os Contras operando na Síria. Nesse sentido, a análise geopolítica do nosso colega Thierry Meyssan [1], aproxima-se mais da realidade que a desinformação que circula na imprensa comercial.

De acordo com funcionários jordanos ouvidos sob anonimato pelo WorldNet Diário (WND) [2], dezenas de combatentes do Emirado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) foram treinados na Jordânia em 2012, para ajudar os Contras sírios que operam contra o Estado sírio. Segundo estas fontes, os treinadores, que haviam examinado, minuciosamente, se eles tinham qualquer ligação com a Al-Qaida, não previram que os militantes acabariam por demonstrar no Iraque o conhecimento recebido.

Na semana passada o mesmo média (mídia-Br) relatou, citando informações das suas fontes governamentais, que o EIIL recebia apoio da parte da Arábia Saudita [3], em particular sob a forma de armamento. De acordo com outras informações, os jihadistas do EIIL foram treinados na Turquia, perto da base aérea dos E.U. em Incirlik, o que foi feito sob conhecimento do presidente Barack Obama. Segundo a WND, agora as autoridades jordanas temem a possível expansão da agressão do EIIL à Jordânia.

Desde finais de 2012, vários meios de comunicação mundiais informaram sobre o suposto treino de Contras sírios na Jordânia por especialistas dos E.U, Reino Unido e França, mas as autoridades dos EUA negaram essas informações repetidamente.

Em particular, em Março de 2013, a revista alemã Der Spiegel relatou o treino de cerca de 1. 200 combatentes para o Exército Sírio Livre, apesar da revista não ter conseguido confirmar se o treino foi realizado pelo exército dos E.U. ou por empresas privadas desse país.

Fonte: Rede Voltaire / RT, 18 de Junho de 2014.

Ver também: vídeo chocante: meninos armados do EIILpresenciam e aplaudem brutais execuções

Tradução
Alva

[1Washington relança seu projecto de partição do Iraque”, por Thierry Meyssan, Traduction Alva, Al-Watan (Síria), Rede Voltaire, 16 de Junho de 2014.

[2Blowback! U.S. trained ISIS at secret Jordan base”, by Aaron Klein, WND, June 17, 2014.

[3«Irak acusa a Arabia Saudí de apoyar el terrorismo», Red Voltaire , 18 de junio de 2014.