Negociações secretas envolvendo o Irão (representando a Síria) e «grupos armados» (isto é, os jiadistas, incluindo a al-Qaida) realizam-se em Istambul, sob os auspícios da Turquia.

A proposta turca seria a de deslocar as populações e dividir o país: os combatentes anti-República do distrito de Damasco iriam para Idleb, enquanto a população xiita do Norte iria refugiar-se em Damasco, depois o Norte do país separar-se-ia antes de ser incorporado na Turquia.

Isso implicaria um cessar-fogo de 6 meses na região de Damasco (Zabadani, Madaya, Bakin e Serghaya) e na de Idleb (FOUA, Kefraya, Binnich, Taftanaz, Taoum, Maarret Masrin, a cidade de Idleb em si, Ram Hamdan, Zaradna e Chalakh), mas não no Sul (Deraa), já que os israelitas não estão participando nestas negociações.

Se um tal projecto não é susceptível de ser aceite pela República Árabe da Síria, a realização destas negociações demonstra a vontade da Turquia em encontrar uma solução, antes que a OTSC (Organização do Tratado de Segurança Colectiva- ndT) intervenha maciçamente contra os jiadistas que ela protege.

Tradução
Alva