A cadeia russa LifeNews informou, na quarta-feira, que o petróleo roubado pelo Emirado Islâmico, transita da Síria para a Turquia em camiões-cisterna pertencentes a Bilal Erdogan, o filho do presidente turco, poderá ser a verdadeira causa do derrube do bombardeiro russo no norte Síria [1].

«A Turquia está interferindo deliberadamente na operação militar russa na Síria, de onde o Emirado Islâmico transporta petróleo barato para Ancara», segundo a cadeia russa LifeNews.

Depois de acusar Bilal Erdogan –-ligado ao Emirado Islâmico--- de controlar os fluxos de petróleo sírio para a Turquia, a cadeia acrescenta que os ataques aéreos da Rússia contra os camiões-cisterna do grupo terrorista enfureceram as autoridades turcas.

O analista político do Fundo Nacional de Segurança Energética da Rússia, Igor Yushkov, disse que a operação antiterrorista de Moscovo(Moscou-br) na Síria está obstaculizando gravemente o contrabando de petróleo para a Turquia.

O primeiro-ministro russo, Dimitri Medvedev, destacou que Ancara fez um favor aos jiadistas quando derrubou o Su-24, com base no interesse económico pelo petróleo roubado na Síria e enviado para a Turquia.

O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, informou recentemente que os terroristas do Emirado Islâmico na Síria estão perdendo diariamente meio milhão de dólares por causa das operações aéreas russas.

Tradução
Alva

[1O papel da família Erdoğan no seio do Daesh”, Tradução Alva, Rede Voltaire, 3 de Agosto de 2015.