Ivan Katchanovski, professor de ciências políticas na Universidade de Ottawa, realizou um estudo sobre o massacre perpetrado por atiradores na praça Maidan, em Kiev, em fevereiro de 2014.

Esse documento, parte de uma apresentação feita à Associação Americana de Ciências Políticas, em San Francisco em setembro de 2015, é o primeiro estudo acadêmico sobre esse acontecimento.

Ele utiliza a teoria da escolha racional e a teoria weberiana da racionalidade instrumental para examinar as ações dos principais autores tanto do lado do governo Ianukovitch, especificamente dos diversos serviços de polícia e das forças de segurança, quando do lado da oposição, em particular dos elementos da extrema direita e das oligarquias, durante o massacre.

O documento analisa uma grande quantidade de materiais provenientes de diferentes fontes: aproximadamente 1.500 vídeos e registros da internet e da televisão de diferentes países (cerca de 150 gigaoctets), os boletins e as mensagens da mídias sociais de uma centena de jornalistas que cobriram o massacre de Kiev, cerca de 5.000 fotos, e quase 30 gigaoctets de interceptações de rádio dos atiradores de elite e dos comandantes da unidade Alfa do Serviço de Segurança da Ucrânia e das tropas do Ministério do Interior, além dos autos do processo referente ao massacre. Esse estudo está amparado também em pesquisas no local do massacre, em relatos de testemunhas dos dois lados e dos comandantes das unidades especiais, em declarações feitas pelos antigos e atuais funcionários do governo, em estimativas das trajetórias das balas, em estudos das armas e da munição utilizada e nos tipos de ferimentos causados. Esse estudo estabelece uma sequência precisa para os diversos eventos do massacre, o posicionamento dos atiradores e um mapa preciso dos lugares da morte dos quase 50 manifestantes.

Essa pesquisa universitária concluiu que o massacre era uma operação false flag, que fora racionalmente planejado e executado e que tinha como objetivo a derrubado do governo e a tomada do poder.

Ivan Katchanovski leciona na Escola de Estudos Políticos da Universidade de Ottawa. Ele foi pesquisador convidado no Centro Daves de Estudos Russos e Eurasiáticos da Universidade de Harvard, professor adjunto convidado no departamento de Ciência Políticas da Universidade do Estado de Nova York em Potsdam, estagiário pós-doutorando no Departamento de Ciências Políticas na Universidade de Toronto e possui pós-doutorado no Centro Kluge, na Biblioteca do Congresso.

titre documents joints