O Presidente Obama designou o director para o Próximo-Oriente do Conselho de Segurança Nacional, Robert Malley, como «czar anti-Daesh». Ele estará encarregue de coordenar e supervisionar todas as ações e todas as estruturas implicadas na luta contra a organização terrorista.

Robert Malley fez seus estudos na escola de Direito de Harvard ao mesmo tempo que Barack Obama, embora eles não tivessem contacto nessa época. Ele começou como auxiliar no Supremo Tribunal, e depois juntou-se à administração Clinton, nomeadamente junto ao conselheiro de Segurança Nacional, Sandy Berger. Em 2000, ele participou nas negociações israelo-palestinianas de Camp David. Durante os mandatos de George W. Bush, ele juntou-se à Internacional Crisis Group, de George Soros, e prosseguiu os seus contactos com quase todos os dirigentes do Próximo-Oriente, entre os quais o presidente sírio, Bashar el-Assad. Em 2008, ele foi conselheiro de Barack Obama durante a sua campanha eleitoral, mas, uma vez eleito o Presidente separou-se dele devido à oposição do lóbi judeu norte-americano. Foi, finalmente, apenas em 2014 que Obama o nomeou responsável do Próximo-Oriente no Conselho de Segurança Nacional.

Nos seus escritos, Robert Malley criticou muitas vezes a maneira como Washington escolhia os seus aliados no Próximo-Oriente. Segundo ele, a maior parte de entre eles tem valores e prosseguem objectivos incompatíveis com os de Washington.

Robert Malley colocou-se em falso face a uma campanha de propaganda israelita segundo a qual o falhanço de Camp David era imputável aos palestinianos. O seu testemunho em contrário valeu-lhe ser, ele mesmo, objecto de violentos ataques por parte do lóbi judeu norte-americano. Em 2008, foi acusado de ter se reunido com os dirigentes do Hamas, e de apoiar o terrorismo anti-israelita. Ele havia, de facto prosseguido o seu trabalho no seio do International Crisis Group(Grupo sobre Crises Internacionais-ndT), encontrando-se, como tal, tanto com dirigentes israelitas como palestinos.

Robert Malley, ele próprio de origem judia, é filho do jornalista francófono e fundador da Afrique-Asie, Simon Malley, e de Barbara Malley, uma antiga colaboradora da FLN argelina. Ele é conhecido por militar contra o imperialismo dos E.U, e defender uma liderança norte-americana junto com os Países em desenvolvimento.,

Enquanto «Czar anti-Daesh», Robert Malley deverá pôr fim a dois anos de divisão no seio da administração Obama. Em outubro último, ele havia-se oposto vivamente, numa reunião do Conselho Nacional de Segurança, à embaixatriz nas Nações Unidas, Samantha Power, a propósito da manutenção ou não no poder do presidente democraticamente eleito Bashar el-Assad.

Tradução
Alva