Durante as conversações de Genebra, o Czar anti-Daesh(E.I.) da Casa Branca, Brett McGurk, foi visitar Kobane (cidade curda no Norte da Síria, na fronteira com a Turquia), onde um general do YPG(milícia curda- ndT) o condecorou( foto).

A Turquia conseguiu excluir os Curdos sírios das negociações de Genebra. A grande maioria deles são antigos cidadãos turcos que fugiram de seu país durante os anos de repressão, encontraram asilo na Síria e obtiveram a nacionalidade síria no início da guerra. No entanto, a 31 de Outubro de 2014, em Paris, teve lugar uma reunião secreta entre o chefe dos Curdos da Síria, Salih Muslim, Recep Tayyip Erdogan e o presidente francês, François Hollande, para implementar um projecto de criação de um Estado fantoche a fim de expulsar os Curdos da Turquia e de os instalar no Norte da Síria.

Desde Novembro de 2015, certos curdos da Síria tentam conquistar um vasto território de maneira a aí edificar um Estado, em detrimento dos habitantes árabes e assírios.

Seja como fôr, o presidente Erdogan considerou que, ao apoiarem-se nos Curdos da Síria para combater o Daesh, os Estados Unidos apoiam de facto os autonomistas curdos da Turquia, quer dizer o PKK. Ele pressionou, pois, Washington a escolher entre a Turquia e os Curdos.

Tradução
Alva