A Federação da Rússia, que detém directamente de 50% do capital na Rosneft, acaba de ceder 19,5% à Glencore e ao Catar.

Ignora-se a exacta atribuição de capital.

A Rosneft é a primeira empresa petrolífera mundial.

Esta decisão surge quando a eleição de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos deixa prever o levantamento das sanções económicas contra o Moscovo, e quando o acordo de redução da produção de petróleo, tomada no seio da OPEP, deverá permitir que o aumento dos preços continuasse lentamente.

A Rosneft tinha, por outro lado, adquirido a petrolífera Bashneft pouco antes desta privatização. Nesta ocasião, segundo a o Comité de Investigação da Rússia, o Ministro da Economia, Alexei Oulioukaïev, teria recebido ilegalmente 1.800.000 € para dar o seu acordo. O Ministro foi colocado sob prisão domiciliar.

O valor bolsista de mercado da Rosneft está avaliado em 55,02 mil milhões de euros. As ações foram vendidas à Glencore e ao Catar com um desconto de 2%, ou seja 10,5 mil milhões de euros.

O Catar é já o accionista maioritário da Glencore.

Os 10,5 mil milhões de euros de receitas serão pagos à empresa pública Rosneftegaz, a qual deverá pagar, por sua vez, uma parte ao Estado. Eles serão utilizados, então, para cobrir o déficit causado pelas sanções económicas europeias.

Separando totalmente a sua política económica da sua política externa, a Rússia selou, assim, uma aliança com o Catar que ela combate militarmente na Síria.

Tradução
Alva