Rede Voltaire

Rússia vende 19,5% da Rosneft à Glencore e ao Catar

+

A Federação da Rússia, que detém directamente de 50% do capital na Rosneft, acaba de ceder 19,5% à Glencore e ao Catar.

Ignora-se a exacta atribuição de capital.

A Rosneft é a primeira empresa petrolífera mundial.

Esta decisão surge quando a eleição de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos deixa prever o levantamento das sanções económicas contra o Moscovo, e quando o acordo de redução da produção de petróleo, tomada no seio da OPEP, deverá permitir que o aumento dos preços continuasse lentamente.

A Rosneft tinha, por outro lado, adquirido a petrolífera Bashneft pouco antes desta privatização. Nesta ocasião, segundo a o Comité de Investigação da Rússia, o Ministro da Economia, Alexei Oulioukaïev, teria recebido ilegalmente 1.800.000 € para dar o seu acordo. O Ministro foi colocado sob prisão domiciliar.

O valor bolsista de mercado da Rosneft está avaliado em 55,02 mil milhões de euros. As ações foram vendidas à Glencore e ao Catar com um desconto de 2%, ou seja 10,5 mil milhões de euros.

O Catar é já o accionista maioritário da Glencore.

Os 10,5 mil milhões de euros de receitas serão pagos à empresa pública Rosneftegaz, a qual deverá pagar, por sua vez, uma parte ao Estado. Eles serão utilizados, então, para cobrir o déficit causado pelas sanções económicas europeias.

Separando totalmente a sua política económica da sua política externa, a Rússia selou, assim, uma aliança com o Catar que ela combate militarmente na Síria.

Tradução
Alva

Rede Voltaire

Voltaire, edição internacional

Este artigo encontra-se sob licença creative commons

Poderá reproduzir livremente os artigos da Rede Voltaire desde que cite a fonte, não modifique o conteúdo e não os utilize para fins comerciais (licença CC BY-NC-ND).

Apoiar a Rede Voltaire

Utilizando este site poderá encontrar análises de elevada qualidade que o ajudarão a formar a sua compreensão do mundo. Para continuar com este trabalho necessitamos da sua colaboração.
Ajude-nos através de uma contribuição.

Como participar na Rede Voltaire?

Os participantes na rede são todos voluntários.
- Tradutores de nível profissional: pode participar na tradução de artigos.