Contrariamente ao que relatam as agências de notícias ocidentais, e ao que tinha feito o Presidente Obama no Egipto oito anos atrás, o Presidente Donald Trump não pronunciou um discurso sobre o Islão durante a sua viagem à Arábia Saudita .

Recordando que a sua viagem que começava na Arábia Saudita, terra dos lugares santos do Islão, iria continuar para Jerusalém, Belém e para o Vaticano, ele apelou para a prática da tolerância e do respeito entre as três religiões abraâmicas.

Centrando o seu discurso na luta contra o terrorismo, fez apelo aos sentimentos religiosos e humanistas dos responsáveis muçulmanos presentes para lhes pedir que não cooperem mais com aqueles que semeiam a morte. Ele convidou-os a participar no Global Center for Combating Extremist Ideology (Centro Global de Combate à Ideologia Extremista). Eis aqui os principais extractos:

«Nós não estamos aqui para dar lições, não estamos aqui para dizer aos outros como devem viver, agir, aprender ou rezar. Em vez disso, estamos aqui para oferecer uma parceria — baseada em interesses e valores compartilhados — afim de buscar um futuro melhor para todos nós.

(...) É uma escolha entre dois futuros — e é uma escolha que a América não pode fazer por vós. Um futuro melhor só é possível se as vossas nações rejeitarem os terroristas e os extremistas. Expulsai-os. Expulsai-os para fora dos vossos locais de culto. Expulsai-os para fora das vossas comunidades. Expulsai-os para fora da vossa terra santa. Expulsai-os para fora da Terra.

Pela nossa parte, a América tomou o compromisso de ajustar as suas estratégias para fazer face à evolução das ameaças e de novas realidades. Eliminaremos as estratégias que não funcionaram e aplicaremos novas abordagens baseadas na experiência e na razão. Iremos adoptar um princípio de realismo, ancorado em valores comuns e interesses partilhados.

(...) Os responsáveis religiosos devem tornar isto absolutamente claro: a barbárie não vos trará nenhuma glória — a devoção ao mal não vos trará nenhuma dignidade. Se escolherem o caminho do terror, a vossa vida será um vazio, a vossa vida será curta, e a vossa alma será condenada.

Com a ajuda de Deus, esta Cimeira marcará o princípio do fim para aqueles que praticam o terror e espalham o seu maléfico credo. Ao mesmo tempo, rezamos para que se possa recordar um dia este encontro como o princípio da paz no Médio Oriente – e, talvez mesmo, no mundo inteiro.

(...) Peço-vos para se juntarem a mim, para se juntarem a mim, para trabalhar em conjunto, e lutar em conjunto — Unidos, nós não falharemos. Muito Obrigado. Deus vos abençoe. Deus abençoe os vossos países. E, que Deus abençoe os Estados Unidos da América».


 “Donald Trump’s Speech to the Arab Islamic American Summit” («Discurso de Donald Trump à Cimeira Americano-Árabe Islâmica»- ndT), by Donald Trump, Voltaire Network, 21 May 2017.

Tradução
Alva