Rede Voltaire

Quem manobra o Emir do Catar?

+

Segunda-feira, 5 de Junho 2017, o Emir Tamim ben Hamad Al Thani do Catar apareceu na televisão nacional, Al Jazeera, para pronunciar um discurso diante de uma plateia de funcionários e para a Nação.

Esta intervenção era muito esperada no contexto da crise diplomática regional que isola o Emirado. Os transportes terrestres para e desde o Catar foram interrompidos, e numerosas linhas marítimas e aéreas também. Já não há mais produtos frescos nos mercados locais.

O Emir é um soberano absoluto que não presta contas a ninguém. Ele está no poder desde a abdicação forçada do seu pai, em Junho de 2013. No entanto, inúmeras fontes asseguram que os membros do seu governo não estão autorizados a fazer política e que todas as decisões são tomadas a partir de uma Embaixada aliada.

Falando na televisão, o Emir declarou: « O Catar nunca deixou de desempenhar o seu papel árabe e islâmico e de defender os interesses dos nossos países árabes e islâmicos». Neste ponto, ao 19º segundo, o programa foi censurado. A apresentadora da Al-Jazeera, atarantada, retomou a emissão gaguejando por todos os lados.

Jamais saberemos o que queria dizer ou fazer o Emir Tamim. A imprensa local de terça-feira, 6 de Junho manteve o silêncio sobre o assunto. Ninguém sabe quem tem autoridade para cortar uma mensagem do Emir, nem quem se esconde por trás deste fantoche.

Tradução
Alva

Rede Voltaire

Voltaire, edição internacional

Este artigo encontra-se sob licença creative commons

Poderá reproduzir livremente os artigos da Rede Voltaire desde que cite a fonte, não modifique o conteúdo e não os utilize para fins comerciais (licença CC BY-NC-ND).

Apoiar a Rede Voltaire

Utilizando este site poderá encontrar análises de elevada qualidade que o ajudarão a formar a sua compreensão do mundo. Para continuar com este trabalho necessitamos da sua colaboração.
Ajude-nos através de uma contribuição.

Como participar na Rede Voltaire?

Os participantes na rede são todos voluntários.
- Tradutores de nível profissional: pode participar na tradução de artigos.