O Rei Salman ben Abdelaziz Al Saoud (81 anos) demitiu das suas funções o Emir Mohammed ben Nayef Al Saoud (57 anos). Este último era não só o príncipe herdeiro, como Vice-Primeiro Ministro e Ministro do Interior.

De facto, o filho do rei, o Príncipe Mohammad ben Salman Al Saoud (31 anos), tornou-se o novo príncipe herdeiro.

Mohammed ben Nayef Al Saoud era considerado como sendo o homem dos Estados Unidos. Ele formou-se em Oregon, depois no FBI e na Scotland Yard. Ele tinha alcançado resultados na luta contra dissidentes da Alcaida. Com ele terminam as esperanças de acesso ao trono do ramo dos Nayef.

Mohammed ben Salman não tem formação académica. No máximo, é titular de um bacharelato atribuído por uma escola local e de que se ignora se corresponde ou não a verdadeiros estudos. Começou na política como assistente do seu pai, primeiro Governador de Riade, depois Ministro da Defesa. Quando em 2015 Salman se tornou rei, ele sucedeu-o como Ministro da Defesa e envolveu forças do país no desastroso conflito iemenita. Dispondo, por procuração, do poder real, lançou um vasto projecto de reforma económica prevendo a privatização da Aramco (a única fonte de rendimento do país) e o desenvolvimento do país além do petróleo, Visão 2030. No entretanto, ele é sobretudo conhecido pela sua vida de “jet-setter” e pela compra do iate Serene por meio bilhão(mil milhões-pt) de euros.

Parece que o Rei Salman irá abdicar em breve, deixando o seu filho no poder. Assim, será provisoriamente regulada a difícil questão da sucessão, num país que até aqui seguia a regra adélfica (o filho mais velho do fundador da dinastia acedia ao Poder). O actual rei Salman é assim o 25º dos 53 filhos de Ibn Saud.

Com a morte do rei Abdullah (Janeiro de 2015), o seu meio-irmão, o Príncipe Muqrin ben Abdelaziz Al Saoud fora nomeado príncipe herdeiro. Mas, três meses mais tarde, (Abril de 2015), ele foi bruscamente afastado da ordem de sucessão, o que jamais havia acontecido antes. Foi substituído pelo príncipe Mohammed ben Nayef, o qual acaba agora por sua vez de ser descartado.

A título de consolação, os Nayef conseguiram que um genro do Príncipe Mohammed ben Nayef o substitua no Ministério do Interior. Um genro, já que o Príncipe Mohammed bin Nayef não tem nenhum herdeiro do sexo masculino.

O próximo rei Mohammed poderia reinar uns cinquenta anos. Mas se viesse a morrer, o seu filho mais velho, muito embora menor, seria o seu sucessor.

A solução escolhida para o problema da sucessão tinha sido aprovada por Washington. Ela fora adoptada por 31 dos 34 membros do Conselho de Obediência (conselho de família). Ela saltou duas gerações. Agora Mohammad ben Salmane coloca jovens à cabeça das diferentes administrações do país, cuja população tem uma média de idades de 27 anos.

Tradução
Alva