Rede Voltaire

Em Riade, o clã Nayef perde a Segurança do Estado

+

Desde o golpe palaciano que removeu o clã do Príncipe herdeiro Mohammed ben Nayef em Riade, este cria controlar ainda o Ministério do Interior, que tinha recaído no genro do príncipe destituído.

No entanto, o rei Salman acaba de criar um organismo para a Segurança de Estado que lhe está directamente adstrito. Segundo a agência de notícias oficial, vários departamentos do Ministério do Interior, entre eles o Serviço de Inteligência, assim como as unidades encarregadas da luta contra o terrorismo e o seu financiamento, estarão agora colocadas sob a autoridade do novo organismo.

Simultaneamente, o Rei limitou também os poderes do filho do rei Abdalla que comanda a Guarda Real. Para o fazer, ele substituiu o general comandante-em-chefe.

Nas próximas semanas, o Rei Salman deverá abdicar em favor do seu filho, o novo Príncipe herdeiro. Este disporá, então, de um poder incontestado.

Tradução
Alva

Rede Voltaire

Voltaire, edição internacional

Este artigo encontra-se sob licença creative commons

Poderá reproduzir livremente os artigos da Rede Voltaire desde que cite a fonte, não modifique o conteúdo e não os utilize para fins comerciais (licença CC BY-NC-ND).

Apoiar a Rede Voltaire

Utilizando este site poderá encontrar análises de elevada qualidade que o ajudarão a formar a sua compreensão do mundo. Para continuar com este trabalho necessitamos da sua colaboração.
Ajude-nos através de uma contribuição.

Como participar na Rede Voltaire?

Os participantes na rede são todos voluntários.
- Tradutores de nível profissional: pode participar na tradução de artigos.