Rede Voltaire

A guerra civil continua em Qatif (Arábia Saudita)

+

Desde o fim de 2011, inúmeras manifestações anti-governamentais tiveram lugar em Qatif (província saudita no Golfo Pérsico). Desde há três meses, as «Águias de Nayef» (unidade da polícia saudita que reprimiu a revolução no Barein) «mantêm lá a ordem».

Utilizando blindados e bombardeando os rebeldes de Al-Awamiyah, a polícia destruiu totalmente o bairro de Moussawara e apresta-se a lançar o assalto ao quarteirão de Chouweikat.

Todos manifestantes são xiitas, enquanto que os «Águias de Nayef» são todos wahhabitas.

A 2 de Janeiro de 2016, a monarquia absoluta mandou decapitar o chefe da oposição nacional, o Xeque xiita Baqr al-Nimr, muito embora este se tenha firmemente oposto ao uso de violência. Não há, portanto, actualmente mais nenhuma possibilidade de diálogo, até por falta de representação da oposição.

As Nações Unidas assistem silenciosamente a este massacre, enquanto a Arábia Saudita prepara a abdicação do Rei Salman e o acesso ao trono do seu filho, o Príncipe Mohammed.

Tradução
Alva

Rede Voltaire

Voltaire, edição internacional

Este artigo encontra-se sob licença creative commons

Poderá reproduzir livremente os artigos da Rede Voltaire desde que cite a fonte, não modifique o conteúdo e não os utilize para fins comerciais (licença CC BY-NC-ND).

Apoiar a Rede Voltaire

Utilizando este site poderá encontrar análises de elevada qualidade que o ajudarão a formar a sua compreensão do mundo. Para continuar com este trabalho necessitamos da sua colaboração.
Ajude-nos através de uma contribuição.

Como participar na Rede Voltaire?

Os participantes na rede são todos voluntários.
- Tradutores de nível profissional: pode participar na tradução de artigos.