Rede Voltaire

Para Mattis, a ocupação militar dos EUA da Síria é legal

+

Respondendo a uma pergunta sobre o estatuto das tropas dos EUA na Síria, o Secretário de Defesa, James Mattis, fingiu que o seu país tinha o aval das Nações Unidas para daí expulsar o Daesh (E.I.).

Continuando com o seu balanço, ele declarou que as tropas dos EU não se retirariam até que o processo de Genebra acabasse, afim de evitar o retorno do Daesh.

O governo constitucional de Damasco denuncia a ocupação ilegal por Washington do Norte da Síria, assim como vários acampamentos (assentamentos-br) na fronteira iraquiana e no Sul.

P: Sabe, Assad diz que o Irão e a Rússia foram convidados para o seu país e que vocês nunca foram convidados e que estão lá ilegalmente. Qual é o estatuto legal que vocês têm para estarem na Síria?

SEC. MATTIS: Sabe, as Nações Unidas disseram que o ISIS – que, basicamente, podemos perseguir o ISIS. E estamos lá para afastá-los. Mas isso não significa que, simplesmente, nos afastemos e deixemos o ISIS 2.0 regressar, como se também fossemos surpreendidos. Portanto, conseguimos obter o compromisso negociado pelas Nações Unidas, em Genebra, de levar a cabo essa tarefa.

Source : “Hallway Press Gaggle by Secretary Mattis” («Conversa de Corredor com a Imprensa pelo Secretário Mattis»-ndT), US Department of Defense, November 13, 2017.

Source : “Hallway Press Gaggle by Secretary Mattis” («Conversa de Corredor com a Imprensa pelo Secretário Mattis»-ndT), US Department of Defense, November 13, 2017.

Rede Voltaire

Voltaire, edição internacional

Este artigo encontra-se sob licença creative commons

Poderá reproduzir livremente os artigos da Rede Voltaire desde que cite a fonte, não modifique o conteúdo e não os utilize para fins comerciais (licença CC BY-NC-ND).

Apoiar a Rede Voltaire

Utilizando este site poderá encontrar análises de elevada qualidade que o ajudarão a formar a sua compreensão do mundo. Para continuar com este trabalho necessitamos da sua colaboração.
Ajude-nos através de uma contribuição.

Como participar na Rede Voltaire?

Os participantes na rede são todos voluntários.
- Tradutores de nível profissional: pode participar na tradução de artigos.