A Arábia Saudita iniciou um programa para construir 560 mesquitas no Bangladesh, anunciou em Daca, a Primeiro-ministro, Xeque Hasina, em plena campanha eleitoral.

Os imãs wahhabitas dessas «mesquitas modelo» transmitirão «a mensagem de paz do Islão», precisou ela. Cada mesquita será dotada de um centro cultural.

Irão preencher cada distrito do país, o que prova que elas não respondem a uma carência, mas sim a um desenho estratégico.

Respondendo à inquietação das minorias hindu e cristã, a Xeque precisou que este programa garantia a todos os cidadãos a prática da sua própria religião, de acordo com o espírito do Islão.

O mesmo programa fora organizado pela Arábia Saudita na Argélia, no fim dos anos 80. Ele afastara a população rural das instituições do Estado e havia-a juntado atrás dos imãs wahhabitas, preparando o país para o ataque dos jiadistas e para a guerra civil.

A Arábia Saudita comprometera-se, aquando do discurso do Presidente Trump em Riade, em Maio de 2017, a não usar mais o Islão como meio de espalhar o jiadismo.

Tradução
Alva