Rede Voltaire

O US PaCom torna-se US IndoPaCom

+

Aquando de uma cerimónia em Pearl Harbor, a 30 de Maio de 2018, o Secretário da Defesa dos EUA, James Mattis, anunciou que o US PaCom (literalmente, Comando do Pacífico) se tornava no US IndoPaCom.

O General não precisou as razões para esta mudança, contentando-se em notar que a zona coberta compreende ao mesmo tempo os oceanos Pacífico e Índico.

O Almirante Harry Harris, comandante cessante deste CoCom (Comando Unificado de Combate), precisou que «o tempo de competição entre as grandes potências estava de volta. Na zona do Indo-Pacífico, começou uma corrida geopolítica entre duas visões, uma liberal, a outra opressiva».

Parece que o Pentágono se refere ao projecto chinês das «Novas Rotas da Seda» (Belt & Road Initiative) e, ao mesmo tempo, à estratégia chinesa do «colar de pérolas» visando conter a Índia.

Tradução
Sylvia Bejanian

Rede Voltaire

Voltaire, edição internacional

Este artigo encontra-se sob licença creative commons

Poderá reproduzir livremente os artigos da Rede Voltaire desde que cite a fonte, não modifique o conteúdo e não os utilize para fins comerciais (licença CC BY-NC-ND).

Apoiar a Rede Voltaire

Utilizando este site poderá encontrar análises de elevada qualidade que o ajudarão a formar a sua compreensão do mundo. Para continuar com este trabalho necessitamos da sua colaboração.
Ajude-nos através de uma contribuição.

Como participar na Rede Voltaire?

Os participantes na rede são todos voluntários.
- Tradutores de nível profissional: pode participar na tradução de artigos.