Donbass : em direcção a um referendo ?
Rede Voltaire

Donbass : em direcção a um referendo ?

+

Segundo a Bloomberg, o Presidente Vladimir Putin teria proposto ao seu homólogo norte-americano, Donald Trump, resolver em conjunto a questão do Donbass [1]..

Assim, poderia ter lugar um referendo, sob a supervisão da comunidade internacional, para permitir que os habitantes desta região escolhessem o seu futuro.

O Presidente Trump teria reservado a sua resposta.

Os Acordos de Minsk previam a adopção pela Duma ucraniana de um Estatuto especial para o Donbass e a organização de eleições locais; compromissos aos quais o Presidente ucraniano, Petro Poroshenko (foto), se opôs.

Em Maio de 2014, os rebeldes do Donbass organizaram um referendo de independência. A população votou maciçamente a favor da separação da Ucrânia, despertando a fúria dos Ocidentais.

Tradução
Alva

Rede Voltaire

Voltaire, edição internacional

Este artigo encontra-se sob licença creative commons

Poderá reproduzir livremente os artigos da Rede Voltaire desde que cite a fonte, não modifique o conteúdo e não os utilize para fins comerciais (licença CC BY-NC-ND).

Apoiar a Rede Voltaire

Utilizando este site poderá encontrar análises de elevada qualidade que o ajudarão a formar a sua compreensão do mundo. Para continuar com este trabalho necessitamos da sua colaboração.
Ajude-nos através de uma contribuição.

Como participar na Rede Voltaire?

Os participantes na rede são todos voluntários.
- Tradutores de nível profissional: pode participar na tradução de artigos.