Um sistema israelita (israelense-br) de proteção face a obuses e foguetes de curto alcance, “Cúpula de Ferro”, teria sido vendido à Arábia Saudita segundo a imprensa árabe. Os Estados Unidos teriam facilitado a transação.

A “Cúpula de Ferro” foi concebida pela Rafael Advanced Defense Systems. Ela está no activo desde 2011 ao longo da Faixa de Gaza e, desde 2017, no mar a bordo de corvetas. O seu custo, normalmente proibitivo, é suportado pelos Estados Unidos. O lóbi israelita no Congresso dos EUA faz campanha pela compra da “Cúpula de Ferro” para proteger a Coreia do Sul e os Estados limítrofes da Rússia.

Ele inclui radar de varredura eletrónica tridimensional, um computador de gestão (gerenciamento-br) de batalha, armamento e lança-mísseis. O radar já foi vendido a nove Estados, mas não há mercado internacional na proteção face a foguetes de curto alcance. Apenas a Roménia comprou o conjunto do sistema, em Maio de 2018.

A Arábia Saudita acaba de comprar uma “Cúpula de Ferro” para proteger a sua fronteira dos disparos provenientes do Iémene. No entanto, este sistema não protegerá Riade de mísseis de médio alcance. Segundo o Basler Zeitung , as negociações estavam em curso desde Janeiro de 2018.

Na prática, Arábia Saudita e Israel aproximaram-se desde 2009. Então, nós havíamos sido os primeiros a anunciar que Riade tinha financiado a guerra israelita contra os Palestinos Gazenses [1]. Em Novembro de 2013, o New Yok Times informava que o Presidente Shimon Peres participara numa reunião do Conselho de Segurança do Golfo [2]. A partir de Janeiro de 2014, Israel e a Arábia Saudita travaram negociações secretas, durante 17 meses, em vários países terceiros [3]. Finalmente, em 2015, constituíram na Somalilândia um Estado-maior conjunto dos dois países para supervisionar a guerra no Iémene, indicou a Stratfor.

As antigas alianças que vigoravam no Médio-Oriente Médio estão em curso de se modificar profundamente, como atesta, por exemplo, a compra pela Turquia, membro da OTAN, do sistema de defesa anti-aérea russo S-400.

Tradução
Alva

[1A guerra israelense é financiada pela Arábia Saudita”, Thierry Meyssan, Rede Voltaire, 14 de Janeiro de 2009.

[2O presidente de Israel falou perante o Conselho de Segurança do Golfo em fins de novembro”, Tradução Alva, Rede Voltaire, 8 de Dezembro de 2013.

[3Exclusivo : Os projectos secretos de Israel e da Arábia Saudita”, Thierry Meyssan, Tradução Alva, Rede Voltaire, 22 de Junho de 2015.