Rede Voltaire

Irão: Esfandiar Rahim Mashaei condenado a 6 anos e meio de prisão

+

O antigo Director de gabinete de Mahmoud Ahmadinejad, Esfandiar Rahim Mashaei, acaba de ser condenado a cinco anos de prisão por complô contra a República Islâmica do Irão, um ano por propaganda contra o regime e seis meses por insultos aos depositários da autoridade pública. Ou seja, seis anos e meio no total.

Esfandiar Rahim Mashaei (à esquerda na foto) fora apresentado por Mahmoud Ahmadinejad (à direita) afim de lhe suceder, em 2013. No entanto, o Conselho dos Guardiões da Constituição rejeitara a sua candidatura qualificando-o de «mau muçulmano».

A filha de Mashaei desposou o filho mais velho de Ahmadinejad.

Ahmadinejad e Mashaei reclamam-se da Revolução anti-imperialista do Imã Khomeini e entraram, como ele, em conflito com o clero xiita (antes do seu retorno triunfal, o Aiatola fora rejeitado pelo alto clero que tinha apoiado o seu banimento pelo Xá Reza Pahlevi ).

O antigo Vice-presidente de Ahmadinejad, Hamid Baghaie, esse, fora já condenado a 15 anos de prisão, em Março de 2018, por acusações secretas e no seguimento de um julgamento secreto. Em 2017, ele tinha, por sua vez, tentado em vão apresentar candidatura à presidência da República com o apoio de Ahmadinejad. A sua candidatura fora igualmente rejeitada pelo Conselho dos Guardiões da Constituição.

O antigo Presidente Ahmadinejad foi colocado em residência vigiada após os motins anti-governamentais de Dezembro de 2017.

É todo o movimento laico —quer dizer favorável à separação das instituições políticas e religiosas—, que é assim decapitado pela Administração e pelos aliados do Xeque Hassan Rohani.

Tradução
Alva

Rede Voltaire

Voltaire, edição internacional

Este artigo encontra-se sob licença creative commons

Poderá reproduzir livremente os artigos da Rede Voltaire desde que cite a fonte, não modifique o conteúdo e não os utilize para fins comerciais (licença CC BY-NC-ND).

Apoiar a Rede Voltaire

Utilizando este site poderá encontrar análises de elevada qualidade que o ajudarão a formar a sua compreensão do mundo. Para continuar com este trabalho necessitamos da sua colaboração.
Ajude-nos através de uma contribuição.

Como participar na Rede Voltaire?

Os participantes na rede são todos voluntários.
- Tradutores de nível profissional: pode participar na tradução de artigos.