Composto por 18 Organizações Não-Governamentais e cerca de 2 mil entidades sociais, o Programa conta com o apoio e o financiamento do Comitê Católico Contra a Fome e pelo Desenvolvimento (CCFD), uma agência de cooperação francesa, e da União Européia.

Com o objetivo de fortalecer as entidades sociais, fóruns e redes locais, estaduais e nacionais, o Programa Mercosul Social e Solidário realizará nos dias 1º e 02 de outubro, em São Paulo, o seminário "Participação Cidadã nas Políticas Públicas: Experiências de Segurança Alimentar, Economia Solidária e Controle Social - Articulações Regionais no Cone Sul".

O Encontro Nacional do Brasil reunirá cerca de 70 representantes de entidades da Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo que trabalham com as temáticas da Participação Cidadã, Economia Solidária e Segurança Alimentar, respectivamente. Os três estados sediam as ONGs participantes do Programa no Brasil: Centro de Ação Cultural - Centrac (PB), Centro de Ação Comunitária (Cedac/RJ) e Instituto Polis (Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais/SP).

As discussões, que ocorrem na sede do Instituto Pólis, terão um olhar especial em relação aos jovens e às mulheres, que são os setores mais fragilizados no acesso aos espaços de participação e garantia de seus direitos. Esse é o público prioritário das ações desenvolvidas pelo Programa no Brasil.

Está prevista a presença de representantes de Redes e Fóruns envolvidos com cada uma destas temáticas, com enfoque na participação da sociedade civil nos processos em curso. Além do Fórum Nacional de Participação Popular, do Fórum Nacional de Economia Solidária e do Fórum Nacional de Segurança Alimentar, devem participar integrantes da Associação Latino-Americana de Organizações de Promoção (ALOP), do Conselho de Educação de Adultos da América Latina (CEAAL) e da REBRIP (Rede Brasileira pela Integração dos Povos e da Articulação Feminista Marcosur). Virão também representantes de ONGs e de entidades sociais dos outros quatro países que integram o Programa.

A programação do evento inclui oficinas sobre Participação Cidadã, Economia Solidária e Segurança Alimentar e mesas de debate sobre as instâncias de participação da sociedade civil no Mercosul. As oficinas apresentam experiências de encontros regionais realizados na Paraíba, no Rio e em São Paulo.

Adital