Rede Voltaire
Venezuela

Chávez propõe ações para alfabetização e saúde

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, propôs durante o encontro de chefes de Estado da Comunidade Sul-Americana de Nações (Casa) três ações conjuntas para os países sul-americanos na área social: um plano continental contra o analfabetismo, uma ação para tratamento gratuito de saúde e um banco de desenvolvimento da região.

| Caracas (Venezuela)
+
JPEG - 18 kb

O presidente da Venezuela afirmou que, em 28 de outubro, o território de seu país vai estar livre do analfabetismo graças à colaboração de Cuba. "Uma questão de 200 anos foi erradicada em um ano e meio", ressalta. Ele destacou que, antes de fazer estradas e gasodutos, os governantes deveriam resolver o problema do analfabetismo.

Hugo Chávez sugeriu um plano latino-americano para o tratamento da saúde também com parceria de Cuba. "A doença dos pobres não tem cor política", acentua. De acordo com ele, o governo venezuelano poderá ajudar a região a desenvolver a medicina gratuita. Chávez disse que Cuba também poderia auxiliar. "Não falei com Fidel Castro mas tenho certeza de que Cuba já ajuda muitos países e poderia nos ajudar nisso."

Chávez ressaltou a parceria entre Venezuela e o governo cubano nesta área: um plano para capacitar, entre 2005 a 2015, 200 mil médicos sul-americanos. "Sobretudo medicina social integral. Não essa medicina do capitalismo que atende a quem tem dinheiro."

Um Banco de Desenvolvimento do Sul também foi sugerido por ele. "Não é como os que já existem. É mais. Venezuela propõe uma comissão técnica com coordenação com os Bancos Centrais. Não me digam que é impossível, pelo amor de Deus, porque é só uma decisão política. Parece uma estupidez que a maior parte das nossas reservas estejam em bancos do Norte", afirmou.

Chávez também reclamou do nome dado ao encontro e sugeriu outro: União Sul-Americana (Unasul). De acordo com ele, a escolha do nome deveria ser um dos focos principais do encontro. "Anunciamos como projeto a união sul-americana, como um sonho de 200 anos. Mas o nome não foi debatido e é muito importante. O Brasil chama de Casa. Propomos o Unasul - União Sul-Americana", disse.

Alia2 em português

A Agência Latino-americana de Informação e Análise-dois (Alia2), é um meio de comunicação independente e plural que refleta a realidade venezuelana e latino-americana com olhos latino-americanos em diferentes formatos (texto, som, imagem e vídeo) e nos idiomas inglês, francês, português e no espanhol.

Este artigo encontra-se sob licença creative commons

Poderá reproduzir livremente os artigos da Rede Voltaire desde que cite a fonte, não modifique o conteúdo e não os utilize para fins comerciais (licença CC BY-NC-ND).

Apoiar a Rede Voltaire

Utilizando este site poderá encontrar análises de elevada qualidade que o ajudarão a formar a sua compreensão do mundo. Para continuar com este trabalho necessitamos da sua colaboração.
Ajude-nos através de uma contribuição.

Como participar na Rede Voltaire?

Os participantes na rede são todos voluntários.
- Tradutores de nível profissional: pode participar na tradução de artigos.