Segundo o presidente, os missionários da Nuevas Tribus levantam informações importantes sobre o país e estão explorando os índios. "Não me importam as conseqüências que isso possa trazer", disse o mandatário. Hugo Chávez disse que os religiosos que integram essa organização são da Agência Central de Inteligência (CIA) estadunidense.

A medida do governo venezuelano se produz dois meses depois do pastor estadunidense Pat Robertson pediu ao governo dos Estados Unidos que se atreva a liquidar fisicamente o presidente Hugo Chávez, que na sua opinião constitui uma "ameaça terrorista para os Estados Unidos".

Nuevas Tribus está presente em 12 tribos com 160 missioneiros entre norte-americanos e das mesmas tribos. A organização atuou em vários países da Ásia e América Latina, e na Venezuela se concentrou nas etnias indígenas yanomami, ye`kuana, panare e outras do sul do país.

Desde os anos 70, Nuevas Tribus tem sido acusada de efetuar prospecção de minerais estratégicos e de forçar aos indígenas a aculturação e a evangelização. As acusações partiram de organizações políticas de esquerda, ambientalistas, grupos indígenas, intelectuais, católicos e alguns comandantes militares.

Adital