Na edição datada de 29 de Junho de 2009, Thierry Meyssan indicava que o SouthCom (Comando do Sul dos Estados Unidos) tinha organizado o derrubamento do presidente hondurenho Manuel Zelaya. [1] A edição francesa do artigo indicava na legenda de uma foto (que infelizmente não apareceu em algumas versões estrangeiras) que a base aérea americana de Soto Cano é dirigida pelo coronel Richard A. Juergens. Este teria, em 2004, supervisionado o derrubamento do presidente haitiano Jean-Bertrand Aristide num cenário idêntico.

Essas informações, bastante difundidas na imprensa internacional, foram desmentidas pelo Departamento de Estado que negou qualquer envolvimento dos Estados Unidos no golpe de estado militar.
Ora, o plano de voo do avião que serviu para a expulsão do presidente Zelaya foi tornado público no dia 14 de Agosto de 2009 pelo presidente da Nicarágua Daniel Ortega. Este mostra que o avião descolou da base de Soto Cano (antigamente conhecido como Palmerola Air Base).

==

[1] « O SouthCom retoma o poder num estado membro da ALBA (Aliança Bolivariana para as Américas) », por Thierry Meyssan, Réseau Voltaire, 29 de Junho de 2009.