Amigos,

O site da Rede Voltaire tem tido muitos acessos de vossa parte. Aqui encontram análises de qualidade que têm ajudado a moldar a vossa compreensão do mundo contemporâneo.
Para continuar este trabalho, necessitamos da vossa colaboração. Esta poderá ser de três formas diferentes:

 1. Prioritariamente, necessitamos de fundos para custear as despesas de funcionamento.

Ao longo dos últimos três meses, registamos mais de 3,6 milhões de visitas ao nosso site. Ao mesmo tempo, o total dos donativos recebidos bem como lucros na venda de livros é inferior a 2 000 euros, o que é irrisório em termos de comparação.

Decerto, o nosso sistema de donativos on-line é pouco gratificante: tornámo-lo totalmente anónimo de forma a desconhecer a identidade dos doadores o que faz com que não nos seja possível agradecer-lhes. Este procedimento serve para evitar alguns aborrecimentos aos nossos doadores franceses após várias tentativas, por parte da Administração francesa, de os identificar.

Contrariamente às especulações veiculadas por alguns meios de comunicação, não temos qualquer financiamento secreto e todos os nossos colaboradores são voluntários. Temos, no entanto, duas despesas, as quais são incontornáveis.

a) Temos despesas com o alojamento, a segurança e a manutenção do site. O que se torna custoso para um site desta importância e que é objecto de várias tentativas de ataques sofisticados.

b) Acima de tudo, temos de comprar a documentação e acessos a bases de dados de forma a verificar as informações publicadas. Este processo é bastante dispendioso e indispensável para assegurar a qualidade do nosso trabalho. Existe, no entanto, um meio para diminuir este custo.

 2. De forma a compensar a ausência de acessos a bases de dados jornalísticas, iniciamos um processo de criação da nossa própria base de dados sob forma de colecções completas de jornais e revistas políticas em várias línguas, no único formato em PDF.

Se algum de vós tiver alguma assinatura de uma publicação de interesse em PDF e/ou uma colecção de anos anteriores, solicitamos que entrem em contacto connosco. Após verificação, se não existirem duplicados, indicaremos a forma mais conveniente de nos fazer chegar a informação.

 3. Temos igualmente necessidade da ajuda de tradutores voluntários que tenham um nível profissional. Gostaríamos de completar as nossas equipas nas diferentes línguas (inglês, árabe, espanhol, francês, italiano, português, e talvez alemão, farsi, russo e turco). Se tiver essa competência e disponibilidade, agradecemos o vosso contacto.

Os nossos autores e tradutores fazem o seu melhor para vos dar acesso a uma informação livre e segura. Consagram imenso tempo e energia nesse trabalho. Alguns até tiveram de passar por alguns sacrifícios – da minha arte, tive de tomar o caminho do exílio de forma a garantir a minha independência e ainda tenho de me proteger dos vilões do Palácio do Eliseu. Neste ambiente tenso, os nossos colaboradores necessitam do vosso apoio e encorajamento.

Por outro lado, somos muitas vezes solicitados a retomar as nossas actividades políticas na Europa ocidental, mais precisamente em França. No entanto, uma declaração recente por parte do conselheiro de segurança de Nicolas Sarkozy dá-nos a entender que o governo fará tudo para impedir que se concretize. Não importa. Desejaríamos igualmente organizar grupos de discussão e conferências por vídeo, mas não será possível empreender tais desenvolvimentos enquanto não tivermos consolidado e estabilizado o funcionamento diário de Voltairenet.org. É por isso que, em nome de toda a nossa equipa, insistimos em solicitar o vosso apoio.

Faça um donativo! Apoie a nossa acção.

Saudações republicanas,

Tradução
David Lopes