De acordo com um estudo realizado pelo Center for Responsive Politics [1], "interesses especiais" [2] pagaram aos lobistas de Washington $ 3,2 bilhões em 2008 – mais do que em qualquer outro ano. Este foi um aumento de 13,7% em relaçao a 2007, um recorde (que quebrou o recorde de 7,7% em relação a 2006).

O CRP calcula que grupos de interesse gastaram 17,4 milhões dólares em lobby para cada dia que o Congresso estava em sessão em 2008, ou seja $ 32.523 por legislador por dia. O diretor do CRP Sheila Krumholz diz: "O governo federal está distribuindo bilhões de dólares diariamente, e isso se traduz em trabalho seguro para os lobistas que podem ajudar as empresas e indústrias a obter um pedaço do pagamento."

O grupo de interesses relacionado a saúde gastou mais em lobby Federal que qualquer outro setor econômico. Seus 478,5 milhões dólares garantiram a coroa pelo terceiro ano; comseguros, financeiro e setor imobiliário em segundo lugar, gastando 453,5 milhões dólares. A indústria de produtos farmacêuticos/ de saúde contribuiu 230,9 milhões dólares, elevando seu total nos ultimos 11 anospara mais de US $ 1,6 bilhão. O segundo maior "gastador" entre as indústrias em 2008 foram as empresas de energia elétrica, que gastaram 156,7 milhões dólares em lobby, seguido pelo setor de seguros, que gastou 153,2 milhões dólares e pelo de petróleo e gás, que pagou aos lobistas 133,2 milhões dólares. Grupos pro-Israel , empresas de processamento de alimentos e a indústria de petróleo e gás foram as que mais aumentaram os gastos em lobby (em percentagem) entre 2007 e 2008.

Empresas imobiliárias, de finanças e de Seguros estão competindo para obter um pedaço do pacote de US $ 700 bilhões aprovado pelo Congresso no ano passado. As empresas que reduziram o lobby na maioria são as que declararam falência ou foram adquiridas pelo governo federal e parou suas operações de lobby todos juntos. "Mesmo que alguns interesses imobiliários, de seguros e financeiro recuaram no ano passado, eles ainda conseguiram gastar mais de US $ 450 milhões como setor para lobistas influenciarem as politicas publicas. Isso pode comprar muita influência e é uma fração do que o setor financeiro está colhendo em troca por meio do programa de resgate do governo ", disse Krumholz.

Associações empresariais e imobiliária e coalizões estavam entre as organizações que mais aumentaram seus gastos com lobby no ano passado . A National Association of Realtors aumentou os gastos em 25%, de 13,9 milhões dólares para 17,3 milhões dólares. A American Bankers Association (bancos) gastou US $ 9,1 milhões em 2008, um aumento de 47 % a partir de 2007. Outros grupos industriais que gastaram mais em 2008 incluem o Private Equity Council, a Mortgage Bankers Association of America (empréstimos/hipotecas) e o Financial Services Roundtable.

A Câmara de Comércio dos Estados Unidos continua a ser o número um em gastos com lobby em 2008, gastando quase 92 milhões dólares – mais de 350.000 dólares cada dia útil da semana e um aumento de 73 % em relação a 2007 – para defender os interesses dos seus membros. Associações pro-negócios como um todo aumentaram o seu lobby 47% entre 2007 e 2008.

Com os gastos recorde em lobby, algumas indústrias enfrentam sérias reduções e tem colocado um freio na despesa, mas não interromperam a prática. Empresas automotivas diminuíram a quantidade que eles pagaram aos lobistas de 7,6 %, de 70,9 milhões dólares para 65,5 milhões dólares. Esta é uma grande mudança em relação a anos anteriores; fabricantes de automóveis e comerciantes aumentaram os gastos com lobby por 21% entre 2006 e 2007. Entre 2007 e 2008, a Aliança de Fabricantes de Automóveis, que depôs no Congresso com as Três Grandes de Detroit no ano passado, diminuiu o seu lobby relatado em 43%, de 12,8 milhões de dólares para 7,3 milhões. Dos três grandes, apenas uma empresa, a Ford, aumentou seus esforços, embora por não muito: passou de 7,1 milhões dólares para 7,7 milhões, um aumento de 8 %.

Entre as empresas de lobby de Washington, “Patton Boggs” apresentou seus lucros, os maiores registrados com lobby pelo quinto ano consecutivo: 41,9 milhões de dólares, um aumento em relação a 2006 de mais de 20%. Os clientes mais lucrativos da empresa incluíam a empresa de private equity “Cerberus Capital Management”, o fabricante de doces e alimentos para animais “Mars” , o grupo de comunicação "Verizon", os fabricantes farmacêuticos “Bristol-Myers Squibb” e “Roche”, e a Associação Americana pela Justiça (ex Association of Trial Lawyers of America).

Atualização de Lindsay Renick Mayer

Parece que isso deveria ser um anúncio nos classificados: “Demitidos e a procura de trabalho? A indústria de lobby quer você!” Desde que postamos esta história em OpenSecrets.org em janeiro, a indústria do lobby só continuou a crescer, mesmo quando as indústrias em todo o país continuam a diminuir, obrigando centenas de milhares de americanos a ficar sem trabalho. Este crescimento pode ser atribuído em parte à própria economia, muitos executivos estão procurando por alguma ajuda do governo para manter seus negócios em funcionamento. Outros estão simplesmente aproveitando as vantagens que uma série de doações do governo tem apresentado. Mas enquanto houver um governo federal dando as ordens, os lobistas serão pagos mais e mais a cada ano para manter o fogo dos seus clientes nos pés dos legisladores.

Ano após ano, vemos aumentos de gastos com lobby-na verdade, 100% ao longo da última década, e o nível de atividade durante os três primeiros meses de 2009 indica que a tendência não vai chegar a um fim tão cedo. Com base em registros do Escritório de Registros Públicos do Senado, o apartidário Center for Responsive Politics constatou que de janeiro a março, o lobby aumentou ligeiramente em relação ao mesmo período de tempo do ano passado, pelo menos $ 2,4 milhões. Sindicatos, organizações e empresas gastaram pelo menos 799,7 milhões de dólares até agora este ano enviando vendedores de influência a Capitol Hill, comparado com 797,2 milhões dólares durante o mesmo período em 2008. Isso pode parecer como um pequeno aumento em comparação com os bilhões gastos todos os anos nessa atividade, mas em um momento de turbulência econômica, isto é impressionante fluxo de renda para uma única indústria.

Dito isto, as indústrias que fizeram as maiores manchetes sobre a questao da ajuda que elas pediram ou receberam do governo federal realmente diminuíram o valor que gasto com lobby nos três primeiros meses de 2009 comparado a 2008.

Dito isto, as indústrias que fizeram as maiores manchetes sobre a questao da ajuda que elas pediram ou receberam do governo federal realmente diminuíram o valor que gasto com lobby nos três primeiros meses de 2009 comparado a 2008. Os destinatários de dinheiro do programa do governo federal de resgate de ativos financeiros (Troubled Asset Relief Program - TARP) distribuiu menos dinheiro para os lobistas do que tinham em qualquer trimestre de 2008, em parte, talvez, porque enfrentaram novas regras que restringem seus contatos de lobby com as autoridades ligadas ao programa de resgate. O CRP descobriu que os beneficiários do programa TARP gastaram 13,9 milhões de dólares em lobby até agora este ano, comparado com $ 20,2 milhões em janeiro a março do ano passado e $ 17,8 milhões nos três últimos meses de 2008. Com o governo distribuindo bilhões de dólares, estes valores são pequenos se comparados ao benefício que as empresas estão colhendo.
 [3]

==

Related article: «Ces intérêts privés qui gouvernent les États-Unis», by Arthur Lepic, Réseau Voltaire, 28 April 2004.

Source: Project Censored / Center for Responsive Politics
Student Researchers: Alan Grady and Leora Johnson
Faculty Evaluator: John Kramer, PhD
Sonoma State University

Traduction : Vinicius Ritter

[1Washington Lobbying Grew to $3.2 Billion Last Year, Despite Economy”, by Lindsay Renick Mayer; Center for Responsive Politics; 29 January 2009.

[2Note by the Editor: a euphemism for pressure groups that exert influence on Federal and State governments, i.e. Congress, the White House and the courts.

[3To read more about how lobbying and influence peddling are shaping legislation, keep up with CRP’s blog at http://www.opensecrets.org/news/.