O antigo chefe das Forças de Segurança Preventiva da Faixa de Gaza, Mohammed Dahlan, deu uma entrevista telefónica à agência Associated Press na qual ele se apresenta ao serviço do seu povo.

Era intenção de Telavive, durante as negociações israelo-palestinas organizadas por Washington, assinar o protocolo de acordo com uma Fatah renovada e presidida por Mohammed Dahlan.

M. Dahlan, de 52 anos de idade, foi banido da Palestina pelo presidente Abbas, de 79 anos. Ele vive agora entre os Emirados árabes Unidos e o Egito onde ele é próximo ao general Al Sissi. Ele colecta fundos em favor do Palestinianos e acaba assim de doar 8 milhões de dólares aos refugiados no Líbano.

M. Dahlan que dirigiu as forças da Fatah durante a guerra inter-palestiniana de 2007, perdeu o controlo de Gaza em proveito do Hamas. Ele refugiou-se, então, no Egipto, onde o general Al Sissi comandava, na altura, os serviços secretos militares. A confraria Islamista saqueou o seu gabinete e, achou aí a sua correspondência com o Estado de Israel, em particular, um documento no qual ele garantia aprestar-se para assassinar Yasser Arafat de acordo com seu próprio método.

De acordo com Nabil Shaath, um dos conselheiros do presidente Abbas, M. Dahlan teria chegado a um acordo secreto com o Hamas, ao qual ele teria fornecido centenas de milhões de dólares. No final de janeiro, três dos seus adjuntos obtiveram permissão para retornar a Gaza, onde eles trabalham com o Hamas na edificação de uma nova cidade financiada pelos Emirados Árabes Unidos.

Tradução
Alva