O ministro dos Assuntos Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, advertiu Kiev, esta terça-feira, que o uso da força contra os activistas pró-russos no leste da Ucrânia, pode arruinar as próximas conversações sobre a crise ucraniana.

"Você não pode enviar tanques de guerra ao mesmo que vai mantendo conversações, o uso da força seria sabotar qualquer oportunidade oferecida pelas negociações de quatro partes em Genebra", sublinhou o ministro.

Foi este o pronunciamento de Lavrov, a partir da China, durante uma conferência de imprensa conjunta com seu homólogo chinês, Yang Wang, em torno às conversações sobre a Ucrânia previstas para a próxima quinta-feira em Genebra (Suíça), entre a União Europeia (UE), E.U., Ucrânia e Rússia.

Por outro lado, o ministro das Relações Exteriores(Negócios Estrangeiros-Pt) russo saudou o "passo dado na direção certa, embora com muito atraso", pelo governo interino de Kiev, que, de acordo com as últimas indicações, está pronto ao diálogo com os manifestantes da oposição, no leste do país.

Por seu lado, o ministro das Relações Exteriores da China considerou que a crise ucraniana "deve ser resolvida através do diálogo, em vez do confronto", pois a China "não quer que continue a instabilidade na Ucrânia."

Estas declarações ocorreram após o presidente interino da Ucrânia Oleksander Turchinov, haver anunciado o início de uma operação anti-terrorista, no Leste do país, para combater os pró-Russos, que mantêm sob seu controle uma série de edifícios governamentais na região, afim de reclamar sua anexação à Rússia.

Tradução
Alva

Fonte: HispanTV, 15 de abril de 2014.