O presidente russo, Vladimir Putin, numa conversação telefônica instou o líder dos E.U., Barack Obama (Prémio Nobel de la Paz), a utilizar as capacidades existentes da parte norte- americana para evitar o uso da força, e o derrame de sangue na Ucrânia.

O presidente russo sublinhou que os protestos nas cidades ucranianas de Donetsk, Lugansk, Járkov, Slaviansk, e outras localidades do sudeste do país, são o resultado da falta de vontade, e da incapacidade, das auto-proclamadas autoridades de Kiev ter em conta os interesses da população de fala russa, informou o serviço de imprensa do Kremlin.

Putin também disse a seu homólogo norte-americano que "a preocupação dos E.U., pela suposta interferência russa no sudeste de Ucrânia, se baseia em informação não fiável".

Segundo a parte russa, os atuais líderes ucranianos deveriam pensar primeiro em como garantir a participação das principais forças políticas, e das regiões, num processo transparente de desenvolvimento de uma nova Constituição que garanta os direitos e as liberdades fundamentais dos cidadãos, a estrutura federal do país e seu estatuto não-alinhado.

Os presidentes acordaram continuar seus esforços para encontrar um compromisso diplomático no contexto da situação na Ucrânia, em vésperas da reunião quadrilateral (UE, E.U.A., Rússia e Ucrânia) prevista para o próximo 17 de abril em Genebra.

Tradução
Alva

Fonte: RT, 14 de abril de 2014.