O porta-voz do ministério polaco dos Negócios Estrangeiros, Marcin Wojciechowski, desmentiu o artigo da Nie sobre a formação de activistas do Sector de Direita (Pravy Sector) na Academia da polícia polaca (polonesa-Br). Ele especificou que a revista nunca entrevistou os funcionários estatais que cita, e concluiu que se trata de uma lamentável anedota do "1o de Abril" .

Nie é um semanário satírico e anticlerical, comparável ao Le Canard enchaîné francês, mas com uma circulação duas vezes superior. Ele é dirigido por Jerzy Urban que foi o porta-voz do Governo comunista de 1981 a 1989.

O ministério não quis apresentar queixa (judicial-ndT) contra a revista.

No entanto, o artigo do semanário tratava, de modo humorístico, informações amplamente discutidas no seio da classe política. Assim, antigos parlamentares instaram o Procurador (promotor-Br)-geral da Polónia, Andrzej Seremet (fotografia), para que investigue sobre a formação dos activistas do Pravy Setor pelas autoridades polacas.

Thierry Meyssan retomou as informações da oposição polaca num artigo sobre o mesmo assunto [1]. Ele lamenta, na ausência de outros artigos disponíveis, ter citado o do Nie, como fonte de informação verificável pelos seus leitores, mas ele sublinha que este erro não muda nada sobre o fundo do problema e, tal como os autores da queixa judicial, ele mantém o seu raciocínio.

Tradução
Alva

[1«Ucrania: a Polonia tinha formado os golpistas com dois meses de antecedencia» por Thierry Meyssan, Rede Voltaire,19 de Abril de 2014.