Rede Voltaire

Pode a CIA controlar o uso de meios anti- aéreos individuais na Síria?

+

A administração Obama quer entregar mísseis antiaéreos de uso individual (MANPADS) aos grupos armados que tentam derrubar o governo sírio. Mas até agora tem renunciado a fazê-lo por temor que esse armamento chegue a outros teatros de operações e possa ser utilizado contra a aviação de Israel.

Para eliminar essa possibilidade, a CIA estuda actualmente 2 opções:
- Pôr esses meios antiaéreos só em mãos de mercenários totalmente identificados, cujas impressões digitais figurariam num registo (registro-Br) sob controle dos Estados Unidos.
- ou equipar esse armamento com um dispositivo capaz de o inutilizar se saísse de um perímetro geográfico determinado por GPS.

O problema é que ambas opções parecem muito difíceis de pôr em prática:
- A CIA teria que criar um arquivo dactiloscópico de Contras, o qual não impediria que alguém pudesse copiar as impressões digitais dos mercenários fichados e conseguisse assim acionar os MANPADS.
- Limitar o uso desse armamento ao perímetro geográfico das fronteiras da Síria não impediria seu uso contra a aviação de Israel, quando esta bombardeia objetivos em território sírio.
- Mas, o mais importante é que não há maneira de garantir que esses meios de controle não sejam desativados.

Os chefes dos grupos armados que operam contra o Estado sírio sustentam que, para se protegerem da aviação, precisam de meios anti-aéreos, e muitos recordam que esse armamento teve um papel determinante contra os soviéticos no Afeganistão.

Tradução
Alva

Rede Voltaire

Voltaire, edição internacional

Este artigo encontra-se sob licença creative commons

Poderá reproduzir livremente os artigos da Rede Voltaire desde que cite a fonte, não modifique o conteúdo e não os utilize para fins comerciais (licença CC BY-NC-ND).

Apoiar a Rede Voltaire

Utilizando este site poderá encontrar análises de elevada qualidade que o ajudarão a formar a sua compreensão do mundo. Para continuar com este trabalho necessitamos da sua colaboração.
Ajude-nos através de uma contribuição.

Como participar na Rede Voltaire?

Os participantes na rede são todos voluntários.
- Tradutores de nível profissional: pode participar na tradução de artigos.