Imagens de civis mortos ou feridos, a 2 de junho de 2014, durante um ataque aéreo contra a sede da administração regional Lugansk eram visíveis na internet, enquanto o regime de Kiev desmentia, ainda, a realização de um ataque aéreo contra a cidade de Lugansk.

Várias fontes indicam que pelo menos oito pessoas foram mortas durante o ataque aéreo contra a sede da administração regional de Lugansk.

Só após a difusão de imagens - únicamente nos canais de TV russos – é que o regime de Kiev admitiu ter bombardeado o leste da Ucrânia, no que constitui, claramente, uma operação militar punitiva contra regiões cujas populações estão em vias de exigir a federalização do país.

A missão da OSCE na Ucrânia confirmou que ocorreu um ataque aéreo do regime contra a sede da Administração Regional de Lugansk.

Kiev finalmente reconheceu a realização de ataques aéreos contra a cidade de Lugansk, mas atribui aos grupos das autodefesas federalistas as mortes de civis assinaladas na sede do governo regional. Esta tese tem sido retransmitida pelos raros meios de comunicação ocidentais que mencionam os eventos em Lugansk.

No momento actual os média (mídia-Br) ocidentais «abstêm-se», sempre, de emitir as imagens das vítimas civis mortas no cerco da administração regional de Lugansk, imagens perfeitamente disponíveis nos canais de televisão russos, e mesmo na internet.

Tradução
Alva