Desde o início da guerra contra a Síria, a Turquia joga o papel de base de retaguarda dos mercenários. Em 2013, uma parte da fronteira desapareceu e o Governo turco administrava directamente as populações turcomenas do Norte da Síria. Em março de 2014, o exército turco envolveu-se no território sírio e tomou a cidade arménia de Kassab.

No entanto, em meados de Junho de 2014, enquanto o EIIL internava em território iraquiano e o governo autónomo do Curdistão evocava a sua independência, a Turquia fechou uma parte da sua fronteira para evitar o refluxo dos mercenários da frente Al-Nosra e do Exército do Islão [1].

Na mesma altura, os Estados Unidos restabeleceram o diálogo com a Síria, aquando de uma reunião com a ministro da Presidência sírio, Bouthaina Shaaban, em Oslo.

De acordo com a Stars & Stripes (revista do Exército Americano-ndT), a OTAN refletiria agora sobre a maneira de fechar herméticamente a fronteira turco-síria, nomeadamente com a colocação e uso de drones do sistema Alliance Ground Surveillance (AGS) [2]

Tradução
Alva

[1«O exército turco mudou a estratégia?», Rede Voltaire, 19 de junho de 2014.

[2Europe’s fear: Turkey’s porous border serves as gateway for ISIL’s spread” (Ing-«O medo da Europa: fronteiras permeaveis da Turquia servem como porta de entrada para a disseminação do ISIL»-ndT), John Vandiver, Stars and Stripes, 5 de julho de 2014.