De acordo com o Stars and Stripes (Estrelas e Riscas-ndT), jornal interno das Forças Armadas dos EUA, o Comando de Contratos do Exército dos E.U. recruta, actualmente, sub-contratados para intervir no terreno, durante um ano no Iraque.

O jornal sublinha que a administração Obama não quer colocar um grande numero de tropas regulares para lutar contra o Emirado Islâmico e encara sub-contratar uma parte das sua actuação.

Ele precisa que as missões confiadas a esses sub-contratados serão todas voltadas para a reconciliação entre árabes e curdos, xiitas e sunitas, o que constitui uma mudança da táctica norte-americana neste país. Em 2005, Washington tinha feito aprovar uma Constituição dividindo o país em regiões e em comunidades.

O recurso massivo aos sub-contratados foi uma iniciativa de Donald Rumsfeld, no início dos anos 2000, que entendia privatizar os exércitos. Isto foi progressivamente diminuído após o seu fracasso militar no Iraque.

In place of ’boots on the ground,’ US seeks contractors for Iraq” («Em vez de "tropas no terreno", os EUA procura contratados para o Iraque»-ndT), por Seth Robson, Stars and Stripes, 7 de setembro de 2014.

Tradução
Alva