Rede Voltaire

Irão, a principal força empenhada contra o Daesh

+

É agora o Irão (Irã-br) —e não a coligação internacional liderada pelos Estados Unidos— que é a principal força empenhada contra o Emirado Islâmico (Daesh).

A ofensiva lançada, a 2 de março de 2015, pelo exército iraquiano contra o estado, não-reconhecido, chamado «Emirado Islâmico» em Tikrit, é, na realidade, conduzida pelos Guardas da Revolução Iranianos. Ela supõe uma coordenação militar entre o Irão e os Estados Unidos.

Os estrategas concordam que a tomada de Tikrit é essencial para a recuperação de Mossul.

Tikrit, região de origem de Saddam Hussein, acolheu o Daesh como um libertador face ao governo de Bagdade (Bagdá-br) dominado pelos xiitas. A sua população, temendo represálias por parte de algumas milícias xiitas, fugiu da cidade. A divisão do Iraque sobre uma base comunitária foi muito reforçada pela Constituição de 2005.

Tradução
Alva

Rede Voltaire

Voltaire, edição internacional

Este artigo encontra-se sob licença creative commons

Poderá reproduzir livremente os artigos da Rede Voltaire desde que cite a fonte, não modifique o conteúdo e não os utilize para fins comerciais (licença CC BY-NC-ND).

Apoiar a Rede Voltaire

Utilizando este site poderá encontrar análises de elevada qualidade que o ajudarão a formar a sua compreensão do mundo. Para continuar com este trabalho necessitamos da sua colaboração.
Ajude-nos através de uma contribuição.

Como participar na Rede Voltaire?

Os participantes na rede são todos voluntários.
- Tradutores de nível profissional: pode participar na tradução de artigos.