O Presidente do Comité que atribui, a cada ano, o Prémio Nobel da Paz, Thorbjørn Jagland, foi rebaixado pelo parlamento norueguês para o nível de simples membro do Comité, uma decisão sem precedentes na história do Prémio.

O Parlamento norueguês rendeu-se às acusações de corrupção sobre o Presidente Jagland, que nós havíamos sido os primeiros a descrever em detalhe [1] (mas sem mencionar as razões que o teriam levado nesse sentido).
Os média (mídia-br), que à época nos acusaram de «conspiracionismo» e de «anti- americanismo», não retomaram, agora, em relação ao Parlamento norueguês os seus insultos.

O Parlamento norueguês quis que o Prêmio da Paz retornasse à sua função original [2]. Com efeito, no decurso dos últimos anos o Prémio tem sido sistematicamente atribuído não a militantes pela paz, conforme às indicações de Alfred Nobel, mas sim a apoiantes da Otan [3].

Antigo primeiro-ministro da Noruega, Thorbjørn Jagland permanece, no entanto, como Secretário-geral do Conselho da Europa, função a partir da qual ele se empenha, hoje em dia, a justificar o golpe de Estado na Ucrânia.

Tradução
Alva

[1« Le dessous du prix Nobel de la paix 2009 » (Fr- «Os bastidores do Prêmio Nobel da Paz de 2009»), par Thierry Meyssan, Réseau Voltaire, 13 octobre 2009.

[2« Le prix Nobel pour le désarmement aux mains de ses adversaires politiques » (Fr- «O Prêmio Nobel para o desarmamento nas mãos de seus adversários políticos»- ndT), par Fredrik S. Heffermehl, Horizons et débats (Suisse), Réseau Voltaire, 2 novembre 2012.

[3« Le prix Nobel de la paix au service de l’impérialisme » (Fr- «O Prêmio Nobel da Paz ao serviço do imperialismo»- ndT), Réseau Voltaire, 10 octobre 2010.