Durante o seu discurso em West Point, a 28 de maio de 2014, o presidente Obama reformulou a sua estratégia anterior adoptando a do presidente George W. Bush de «guerra global contra o terrorismo». Depois de ter anunciado que a Rússia não era uma ameaça militar, ele anunciou a criação de um fundo de luta anti-terrorista dotado com um orçamento anual de US $ 5 biliões (bilhões-br).

A 26 de junho de 2014, anunciou que 500 milhões, atribuídos a este Fundo, seriam utilizados para treinar 5.400 rebeldes sírios moderados por ano. Pouco após, foi precisado que estas novas tropas seriam usadas contra o Daesh (Exército Islâmico- ndT) e não contra a República Árabe Síria.

De 6.000 voluntários, um ano mais tarde, 4.500 foram afastados por causa da sua filiação em grupos terroristas (principalmente da al-Qaida), 1.500 estão sendo reavaliados, menos de 100 estão em formação, e nenhum deles terminou o seu treino [1]

Tradução
Alva

[1US program to train Syrian rebels losing ground” (Ing- «Programa dos E.U. para treino de rebeldes Sírios a perder terreno»- ndT), Robert Burns, Associated Press, Junho 29, 2015.