Rede Voltaire

Grécia sob protetorado da União Europeia

+

Segundo as revelações da imprensa grega sobre o acordo secreto assinado pelo governo Tsipras, a 5 de setembro de 2015, «o novo governo da Grécia estará sob a estrita supervisão de Bruxelas». O director-adjunto da Comissão para os Assuntos económicos e financeiros, o Holandês Maarten Verwey (foto), presidirá ao novo grupo de trabalho.

«Ele poderá redigir todos os projectos de lei sobre todos os sectores, do imposto de renda e do mercado de trabalho até à política de cuidados de saúde passando pelo sistema de protecção social».

A equipa de Verwey vai cooperar estreitamente com a troika. Ela estará capacitada para apresentar relatórios ao FMI e para falar directamente com o Primeiro-Ministro.

Comentando estas revelações, Robert Fico, presidente do Governo eslovaco declarou : «Sim, nós criamos um protetorado. E porquê seria isto mau?»

Tradução
Alva

Rede Voltaire

Voltaire, edição internacional

Este artigo encontra-se sob licença creative commons

Poderá reproduzir livremente os artigos da Rede Voltaire desde que cite a fonte, não modifique o conteúdo e não os utilize para fins comerciais (licença CC BY-NC-ND).

Apoiar a Rede Voltaire

Utilizando este site poderá encontrar análises de elevada qualidade que o ajudarão a formar a sua compreensão do mundo. Para continuar com este trabalho necessitamos da sua colaboração.
Ajude-nos através de uma contribuição.

Como participar na Rede Voltaire?

Os participantes na rede são todos voluntários.
- Tradutores de nível profissional: pode participar na tradução de artigos.